Zika vírus: primeiro caso de gestante infectada em 2022 é registrado no Brasil

O primeiro caso de zika em gestante este ano foi registrado no estado da Paraíba. Ainda não se sabe se o bebê tem microcefalia. Saiba mais!

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A Paraíba registrou o primeiro caso de uma gestante infectada por zika vírus no Brasil. A infectada tem 41 anos, está no terceiro trimestre da gestação e passa bem. Ainda não é possível dizer se o bebê tem microcefalia. A Secretaria de Saúde do Estado (SES-PB) está acompanhando o caso. 

O país já registrou outros casos de zika vírus neste ano. Em abril, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou dois casos no interior do estado. 

Leia também: Primeiro caso de varíola dos macacos confirmado no Brasil

Mais recentemente, no início de junho, as autoridades de saúde confirmaram o primeiro caso de zika vírus de 2022 em Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a paciente é uma mulher de 20 anos, moradora do município de Timbaúba, região da Zona da Mata do estado, que não está grávida.

Mulher grávida pensa se deve se deslocar até uma unidade de atendimento primário de saúde durante a pandemia de Covid-19

Zika vírus

O zika vírus é o principal causador de microcefalia em bebês. Até o momento, não há tratamento para reduzir as chances dessa malformação. Indivíduos infectados pelo vírus podem não perceber a doença, uma vez que é assintomática em 80% dos casos. 

O diagnóstico é baseado em sintomas clínicos e circunstâncias epidemiológicas, com a realização de exames de sangue que podem ajudar os médicos. Alguns são úteis nos três a cinco primeiros a partir do início dos sintomas (RT-PCR) e outros que detectam a presença de anticorpos, mas somente são úteis após cinco dias (sorológicos). 

Uma vez demonstrada a presença do vírus em uma área ou território, a confirmação não é necessária em todos os pacientes e o uso de testes laboratoriais será ajustado à vigilância virológica de rotina da enfermidade.

Os principais sintomas são febre baixa, erupções cutâneas (principalmente exantema maculopapular), cefaleia, dores nas articulações e nos músculos, mal-estar geral e conjuntivite não purulenta que aparecem entre dois a sete dias após a picada do mosquito vetor. 

Em maio de 2015, autoridades de saúde pública brasileiras confirmaram pela primeira vez a transmissão do vírus zika no país, mais especificamente na região Nordeste do Brasil.. 

Em julho do mesmo ano, foi detectada a associação da doença com a síndrome de Guillain-Barré e, em outubro, os pesquisadores observaram a associação entre a infecção e as malformações do sistema nervoso central ao nascimento, incluindo microcefalia. 

Formas de transmissão

O principal modo de transmissão do vírus é a picada do mosquito Aedes aegypti. 

No entanto, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma pessoa com zika pode transmitir o vírus aos seus parceiros através do sexo vaginal, anal e, provavelmente, oral. O compartilhamento de brinquedos sexuais também pode colocar uma pessoa em risco. O zika já foi detectado no sêmen, fluidos vaginais, saliva, urina e leite materno. 

Ainda não há evidências de que o zika possa ser transmitido através da saliva durante beijos profundos. 

Entretanto, já existem evidências documentadas de transmissão sexual do zika de homem para mulher, homem para homem e mulher para homem. A transmissão sexual de mulher para mulher ainda não foi relatada, mas é biologicamente plausível.

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-06/paraiba-registra-primeiro-caso-de-gravida-infectada-por-zika-em-2022 # https://www.folhape.com.br/noticias/pernambuco-confirma-primeiro-caso-de-zika-em-2022-no-estado/229019/ # https://www.portalt5.com.br/tv-tambau/single/vid/paraiba-tem-primeiro-caso-de-gravida-infectada-pelo-zika-virus-em-2022-tambau-da-gente-noite/ # https://portugues.cdc.gov/zika/hc-providers/clinical-guidance/sexualtransmission.html # https://www.paho.org/pt/topicos/zika