5 dicas sobre arritmias que todo médico deveria saber

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Arritmias cardíacas e sintomas correlatos representam um grande desafio diagnóstico. Para te ajudar, veja aqui 5 dicas que todo médico deveria saber:

1) Fibrilação atrial é uma das principais causas de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI). Lembrar desta causa mesmo quando o holter normal de 24h não revelar a arritmia. Mais detalhes neste post.

2) A causa mais comum de síncope é vasovagal. Veja mais neste post.

3) Não é indicado prescrever amiodarona para “limpar o holter”. Não sabe do que estamos falando? Veja este post.

Veja também: ‘Abordagem rápida às arritmias no plantão de emergência’

4) Taquicardia com complexo QRS largo (> ou = a 120 ms) pode ser causada por duas principais etiologias: taquicardia ventricular e taquicardia supraventricular com aberrância. Há vários algoritmos para diferenciar estas duas situações, mas a maiorias é complicada para o não cardiologista usar. Quer aprender uma forma simples de diferenciar olhando para apenas uma derivação? Veja esta regra.

5) A maioria das pessoas já ouviu falar que o primeiro passo para tentar reverter uma arritmia supraventricular paroxística é fazer manobra vagal. Mas a maioria também acha que na prática esta medida não adianta de muita coisa. Já ouviu falar desta medida simples que faz com que a manobra vagal reverta cerca de 50% das taquiarritmias supraventriculares paroxísticas? Você só precisa de uma seringa para fazê-la. Veja neste post.

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar