Leia mais:
Leia mais:
Aspectos clínico-laboratoriais do Antígeno Prostático Específico (PSA)
5 recomendações para Patologia
O uso do PSA para detecção precoce do câncer de próstata

5 recomendações para Patologia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A campanha Choosing Wisely e a Academy of Medical Royal Colleges, no Reino Unido, promoveram uma ação para identificar procedimentos muito utilizados, que trazem pouco ou nenhum benefício para o paciente. Veja abaixo cinco recomendações para Patologia:

500x250banner2

1) A menos que um paciente esteja em risco de câncer de próstata por causa de raça ou história familiar, o acompanhamento do PSA não leva a uma vida mais longa.

2) O teste de cálcio é usado quando há sintomas de cálculos renais, doenças ósseas ou distúrbios nervosos; mas não é necessário testar em menos de três meses após o teste anterior, exceto em condições agudas, durante cirurgias importantes ou em pacientes críticos quando os testes não devem ser feitos com mais frequência do que a cada 48 horas.

3) Considere apenas transfusão de plaquetas para pacientes com trombocitopenia induzida pela quimioterapia, quando a contagem de plaquetas é <10 x 109/L, exceto quando o paciente apresenta sangramento clínico significativo ou será submetido a um procedimento com alto risco de hemorragia.

250-BANNER2

Outras recomendações da campanha Choosing Wisely:

– 5 recomendações para procedimentos cirúrgicos
– 4 recomendações para Emergências
– 5 recomendações para Ginecologia e Obstetrícia
– 4 recomendações para Pediatria
– 4 recomendações para Psiquiatria
– 4 recomendações para Terapia Intensiva

4) Use limiares restritivos para pacientes que necessitam de transfusões de glóbulos vermelhos e dê apenas uma unidade de cada vez, exceto quando o paciente tiver sangramento ativo.

5) Apenas transfundir células vermelhas O Rh D negativo para pacientes O Rh D negativo e em situações de emergência para mulheres com potencial de engravidar com grupo sanguíneo desconhecido.

A Academy of Medical Royal Colleges reúne 21 instituições de ensino de medicina no Reino Unido. A ação contou com profissionais de 11 especialidades e faz parte da campanha Choosing Wisely, que busca fomentar o diálogo entre médicos e pacientes a respeito das melhores opções de tratamento.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.choosingwisely.co.uk/i-am-a-clinician/recommendations/
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar