5 técnicas de estudo que todo aluno de medicina deve conhecer

Décadas de pesquisa em neurociência geraram diversas técnicas, muitas das quais você provavelmente nunca ouviu falar de antes.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Está difícil conciliar os estudos com trabalho, vida social e outras atividades? Felizmente, décadas de pesquisa em neurociência geraram diversas técnicas, muitas das quais você provavelmente nunca ouviu falar de antes. Veja 5 técnicas para te dar aquela ajudinha na hora de estudar:

1. Testes, testes, testes

Você, provavelmente, associa provas ao fim da experiência de aprendizagem e não como parte dela, mas ao longo da última década pesquisadores estão desbancando essa crença: foi comprovado que testes são a maneira mais eficaz de reter conhecimento, em relação às formas menos ativas de estudo, como reler informação ou rever palestras. Assim, é importante encontrar oportunidades para testar a si mesmos com flashcards e perguntas, de preferência todos os dias ou semanalmente, para garantir que você está realmente absorvendo o material.

Veja também: ‘Como passar nas provas de residência médica?

2. Repetição espaçada

Repetição espaçada não é uma técnica inovadora, mas só agora está sendo amplamente adotada por alunos e professores. O conceito é: espaçar seus estudos ao longo do tempo, ao invés de acumular tudo. Essa técnica “encurta” a sua curva de esquecimento e ajuda a reter informações por mais tempo.

O motivo pela qual a sobrecarga de estudos persiste como um comportamento popular é porque, muitas vezes, ela é mais eficaz a curto prazo. Estudar a noite toda pode te ajudar a passar na prova do dia seguinte, mas um mês mais tarde você vai ter esquecido grande parte da informação. Mais importante ainda, a repetição espaçada não apenas ajuda a reter informações, como também auxilia no desenvolvimento de habilidades.

3. Prática intercalada

Digamos que você quer aprender os conceitos A, B e C. No modelo tradicional de educação, você tem que dominar cada curva, uma atrás da outra: AAABBBCCC. A prática intercalada seria, por exemplo: ABCBCABAC.

Semelhante a repetição espaçada, o intercalamento pode não ser tão eficaz a curto prazo, mas é mais eficaz a longo prazo. Isso ocorre porque estudar tudo de uma vez muitas vezes se torna um processo passivo, onde o seu cérebro entra no “piloto automático”; já intercalando, faz você pensar através de cada conceito todas as vezes e ajuda você a descobrir como eles se sobrepõem e diferem.

Baixe GRÁTIS nossos guias fundamentais para sua Residência: como escolher a especialidade e estatísticas das provas!

4. Associações de memória

Você já teve dificuldade em lembrar o nome de alguém, mesmo sabendo de onde essa pessoa é? Isso pode, em parte, ser explicado pelo paradoxo de Baker-baker, que basicamente descreve porque é mais fácil de lembrar o que alguém faz do que o seu nome. O nome é simplesmente uma seqüência de letras, já a profissão é um conceito sugestivo que ajuda a formar associações. Quanto mais associações você formar a algo que você está tentando aprender, mais provável que você se lembre disso no futuro, porque há mais “caminhos” até essa informação.

5. Motivação, capacidade e gatilho

Agora que você sabe algumas técnicas para aprender de forma mais eficiente, como fazer delas um hábito? É aí que o modelo comportamental de Fogg pode mudar sua vida (e ajudá-lo a aconselhar melhor seus futuros pacientes). O cientista comportamental BJ Fogg fala que a mudança de comportamento depende de três variáveis: motivação, capacidade e gatilho. Se você pensar sobre qualquer comportamento – exercício, parar de fumar ou estudar – você precisa de um certo nível de motivação e capacidade, seguido por um gatilho, para implementar o comportamento.

Por exemplo, digamos que você quer estudar novos materiais e rever conceitos com uma frequência diária. Sua motivação é o desejo de ir bem nas provas e, mais importante, atender melhor seus pacientes. Você pode aumentar essa motivação através do envolvimento de práticas sociais como grupos de estudo. Já para a sua capacidade, você pode utilizar aplicativos que tornem esse material facilmente acessível, onde quer que esteja como, por exemplo, o Whitebook. Finalmente, você pode acionar o comportamento através de e-mails de lembrete, mensagens de texto ou notificações por push.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

 

Referências:

  • Shiv M. Gaglani, M. Ryan Haynes. 5 Study Techniques Every Clinical Student Should Know. Medscape. Aug 27, 2015.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags