Leia mais:
Leia mais:
O que estudar para a segunda fase do Revalida?
Colecistite: o que saber para as provas do Revalida
6 dicas para estudar nas horas vagas para o R1
Quais as melhores instituições para fazer Residência Médica no Brasil?
Residência médica, quando fazer? Vantagens e desvantagens

6 dicas para estudar nas horas vagas para o R1

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sabemos que a rotina dos anos finais da graduação em Medicina, bem como a dos recém-formados, não é nada fácil. Unir Internato, estudos para a prova de Residência Médica, plantões, horas de sono e vida social parece algo quase impossível.

A pressão e o volume dos estudos nessa fase são enormes, e parece que o tempo disponível nunca é suficiente. Mas acredite, é possível conciliar todas estas questões para que você consiga ter um tempo de estudo de qualidade, sem renunciar às demais atividades da sua rotina.

Para isso, uma palavra é fundamental: estratégia. O sucesso nos estudos não está, necessariamente, ligado à quantidade de horas disponíveis no seu dia, mas sim à forma com que você as utiliza.

Pensando nisso, separamos 6 dicas para te ajudar a estudar nas horas vagas, e fazer com que seu tempo renda muito mais!

Dica 1: Organização

Organização é a base de tudo. Se você não consegue identificar no seu dia quais são as tarefas a serem executadas, quais matérias ou conteúdos você precisa estudar, quais os editais das provas das instituições que você objetiva passar, você não conseguirá fazer o seu dia render.

Faça um levantamento de todas as questões que fazem parte da sua rotina, seja de estudos, seja particular, para que você consiga compreender melhor o que precisa ser feito. O que nos leva à próxima dica.

Dica 2: Monte um cronograma de estudos

Tudo fica mais fácil de cumprir quando você consegue visualizar as tarefas a serem executadas, e se tratando de estudos, um bom cronograma é a chave de ouro do sucesso.

Ao contrário do que a maioria acredita, o mais importante não é a quantidade de horas que você tem disponíveis para estudar, mas sim a forma com que você otimiza seu tempo, e o cronograma tem um papel fundamental nisso pois se trata de uma ferramenta de planejamento.

Mas montar um cronograma pode não ser uma tarefa tão fácil, e a Medcel está preparada para te auxiliar nesta questão.

Por meio da ferramenta Persona, é possível montar, com o auxílio de um orientador de estudos, um cronograma que se encaixe na sua rotina de vida, de acordo com o edital escolhido por você, garantindo assim uma maior fluidez nos seus estudos.

Dica 3: Aproveite seu tempo de deslocamento

Se a rotina é apertada, temos que usar da melhor forma o nosso tempo disponível.

Aqui, a dica é, aproveite o tempo que você utiliza para se deslocar para casa, para a faculdade ou para o seu plantão, por exemplo, para estudar!

Já pensou, por exemplo, em ouvir conteúdos durante seus deslocamentos, ou por exemplo, enquanto está preso no trânsito? Na Medcel é perfeitamente possível! Disponibilizamos material em formato podcast, o que permitirá que você converta períodos que normalmente são estressantes e improdutivos, em momentos de estudo de qualidade.

Outra opção é estudar assistindo à série Residência Médica. Clique aqui e assista às duas temporadas. Temos certeza de que você vai adorar estudar assim!

Dica 4: Exercite o corpo e a mente ao mesmo tempo

Sabemos que cuidar de nossa saúde e de nosso corpo é fundamental para que seja possível desenvolver bem as nossas tarefas do dia a dia.

Ocorre que, com o acúmulo de demandas e a pressão existente para que se produza cada vez mais, é comum deixar de lado esses cuidados tão importantes.

O estudo “Global Student Survey”, realizado entre outubro e novembro de 2020 pela Chegg.org, trouxe dados alarmantes relacionados à saúde mental dos estudantes. De acordo com os resultados obtidos, 76% dos estudantes entrevistados relataram que tiveram sua saúde mental afetada durante a pandemia.

Mas como investir mais tempo na saúde, quando temos pouco tempo livre e muita matéria a ser estudada? Aproveite as vantagens tecnológicas!

A OMS recomenda que os adultos tenham um tempo mínimo de atividade física moderada semanal de 300 minutos, e de 150 minutos se for atividade intensa.

Então, aproveite essa recomendação da OMS, e utilize os recursos de multiplataforma da Medcel para que você possa evoluir nos estudos ao mesmo tempo.

São diversas formas de acesso aos conteúdos, para que você consiga adaptar da melhor maneira à sua rotina. Por exemplo, enquanto você está na academia, por que não ler um dos e-books durante um treino de bicicleta indoor? Ou colocar uma vídeo aula no celular enquanto caminha na esteira?

Além destas duas opções mencionadas anteriormente, a plataforma da Medcel possui outras formas de acesso aos conteúdos, como simulados, resumos, mapas mentais, podcasts e aulas ao vivo, tudo para garantir que você possa estudar quando e onde quiser, sem desistir de cuidar de você.

Dica 5: Faça simulados

Outra dica muito importante na hora de estudar é sobre a realização de exercícios.

É por meio dos exercícios que você conseguirá fixar a matéria estudada, bem como identificar os pontos que precisam de maior atenção. Aproveite, portanto, seu tempo vago e invista na realização de questões e simulados.

Mas não basta apenas realizar qualquer tipo de questão, é importante que elas estejam atualizadas e alinhadas com as maiores temáticas cobradas nas provas que você pretende fazer!

A Medcel possui um banco com mais de 30.000 mil questões selecionadas com base nos assuntos que mais caíram em prova nos últimos 5 anos, garantindo a você um estudo de excelência!

Além disso, a equipe Medcel conta com um orientador, que te ajudará na execução das dicas que demos até aqui, mas que te oferecerá um suporte e apoio exclusivos, te auxiliando no acompanhamento do seu desenvolvimento, direcionando os pontos que você precisa ter mais atenção, e com lembretes para que você consiga aproveitar de maneira eficiente seu tempo livre.

Dica 6: Estude com quem entende

Quer aproveitar melhor suas horas vagas para estudar? Estude com quem realmente entende.

Com uma experiência de 17 anos de mercado, contando com profissionais preparados para te oferecer um suporte humanizado para alcançar a aprovação, e um corpo docente formado pelos melhores especialistas da área médica, a Medcel é a melhor escolha para que você alcance a aprovação, com uma rotina organizada e otimizada, sem perder a qualidade dos estudos.

Acesse já o site da Medcel e comece a estudar agora mesmo de forma gratuita.

Conteúdo criado em parceria com a Medcel, empresa especialista em cursos preparatórios para Residência Médica, Revalidação e Título

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.