SOLIDARITY: Remdesivir e interferon-β1a podem reduzir a mortalidade por Covid-19?

SOLIDARITY é um estudo da OMS que tem como objetivo de gerar evidências robustas em relação à eficácia de opções terapêuticas para Covid-19.

Com o objetivo de gerar evidências robustas em relação à eficácia de opções terapêuticas para a infecção por SARS-CoV-2, a Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciou em março de 2020 um estudo aberto randomizado, multicêntrico e internacional nomeado SOLIDARITY.

cápsulas de medicamentos variados para Covid-19 inclusos no SOLIDARITY

Estudo SOLIDARITY

Focado inicialmente em quatro medicamentos – remdesivir, hidroxicloroquina, lopinavir/ritonavir e interferon-β1a – e sua ação em pacientes hospitalizados com Covid-19, os resultados preliminares, os desfechos principais avaliados foram mortalidade intra-hospitalar, necessidade de ventilação mecânica e duração de hospitalização. Os braços de tratamento foram comparados com um braço controle, constituído por tratamento padrão.

Os resultados preliminares iniciais indicaram ausência de benefício com hidroxicloroquina e lopinavir/ritonavir, os quais foram interrompidos por futilidade em junho e julho, respectivamente. Resultados mais recentes em relação ao remdesivir e interferon foram divulgados no repositório MedRxiv, em formato preprint.

Remdesivir e interferon-β1a

No período de 22 de março a 4 de outubro de 2020, foram incluídos dados de 11.266 pacientes provenientes de 405 hospitais distribuídos por 30 países, dos quais 2.750 foram alocados no braço do remdesivir, 954, no braço da hidroxicloroquina, 1.411, no de lopinavir/ritonavir, 2.063, no do interferon e 4.088, no grupo controle.

A maioria (81%) dos participantes tinha < 70 anos e era do sexo masculino (62%). Cerca de 8% estavam em VM quando randomizados. A mortalidade em 28 dias estimada foi de 11,8%, estando vários fatores associados à mortalidade, principalmente idade e necessidade de VM.

Nenhum medicamento do estudo demonstrou efeito definitivo sobre mortalidade, seja de forma global ou nos subgrupos estratificados por idade, presença de VM na randomização, região geográfica e uso de corticoides.

Leia também: Covid-19: Confira as atualizações do guideline do National Institute of Health (NIH)

Os riscos relativos para cada um dos medicamentos foram os seguintes: remdesivir RR = 0,95 (IC 95% = 0,81 – 1,11; p = 0,5), hidroxicloroquina RR = 1,19 (IC 95% = 0,89 – 1,59; p = 0,23), lopinavir/ritonavir RR = 1 (IC 95% = 0,79 – 1,25; p = 0,97) e interferon RR = 1,16 (IC 95% = 0,96 – 1,39; p = 0,11). Os resultados se mantiveram quando os participantes que receberam corticoides foram excluídos. Da mesma forma, nenhum dos medicamentos apresentou benefício na redução de progressão para VM ou duração de hospitalização.

Mensagens práticas

  • Nenhum dos quatro fármacos avaliados mostrou benefício na redução de mortalidade, redução de progressão para VM ou redução no tempo de hospitalização.
  • O SOLIDARITY continuará com recrutamento, mas o braço de interferon-β1a será descontinuado. Espera-se que outras opções farmacológicas, como imunomoduladores e anticorpos monoclonais, sejam incorporados no estudo futuramente.

Referência bibliográfica:

  • WHO Solidarity Trial Consortium, Pan, H, Peto, R, Karim, QA, Alejandria, M, Restrepo, AMR, Garcia, CH, Kieny, MP, Malekzadeh, R, Murthy, S, Preziosi, MP, Reddy, S, Roses, M, Sathiyamoorthy, V, Rottingen, JA, Swaminathan, S. Repurposed antiviral drugs for COVID-19; interim WHO SOLIDARITY trial results. medRxiv. doi: https://doi.org/10.1101/2020.10.15.20209817

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.