Dia Mundial de Combate à Meningite: tratamento e imunização

Meningite: diagnóstico, tratamento e, principalmente, ações preventivas, com enfoque na importância da imunização contra essa grave doença.

Todo dia 24 de abril, Dia mundial de Combate à Meningite, o mundo inteiro promove ações de conscientização sobre essa doença grave, seu diagnóstico e tratamento, mas principalmente ações preventivas, com enfoque na importância da imunização. A cada 10 casos de meningite no mundo, uma pessoa vai a óbito e duas ficam com sequelas. 

A Meningite é definida como processo inflamatório que acomete as meninges (pia-máter, aracnoide e dura-máter). Os microrganismos podem acessar as meninges por duas formas: pela corrente sanguínea, a partir de infecções anteriores, em outros locais ou de forma direta, a partir de procedimentos invasivos (punção lombar, cirurgias, derivações ventriculares interna ou externa), ou fraturas cranianas com lesão de pele.

Após terem acesso às meninges, os microrganismos se disseminam pelo líquor, e ocorre o início do processo inflamatório. Com a inflamação, o cérebro fica edemaciado; há produção de exsudato purulento, que varia de acordo com a bactéria (meningites bacterianas); acúmulo de leucócitos; e, danos teciduais em graus variados. Dessa forma, a drenagem do líquor pode ficar obstruída, causando o aumento da pressão intracraniana.

Top 5: meningite meningocócica, ‘cura’ do HIV e mais; ouça! – PEBMEDCast

Meningite

Meningite: tipos, transmissão e tratamento

A meningite pode ser bacterianas ou viral. Meningite bacterianas (ou piogênicas) são consideradas muito mais graves, podendo evoluir com complicações, dentre elas, choque, convulsões, perda auditiva e visual, e morte.  Já as meningites virais são mais brandas, autolimitadas, de curta duração e melhor prognóstico. Na maioria dos casos, não tem complicações significativas. É mais comum em crianças.

A transmissão de pessoa a pessoa ocorre através do contato com gotículas de secreções respiratórias e nasofaríngeas da pessoa contaminada.   Sinais e sintomas como febre, náuseas, vômitos, irritabilidade, cefaleia, rigidez de nuca, desorientação, letargia, fontanelas abauladas em crianças menores, e até coma podem estar presentes. Os quadros de meningite e doença meningocócica também podem apresentar complicações e promover sequelas como choque séptico, perda auditiva e visual, sequelas neurológicas, hidrocefalia, amputação de membros, herniação do tronco cerebral e pode levar a morte.

O tratamento é sintomático e com antibioticoterapia. Cuidados intensivos são necessários para os casos mais graves com o enfoque na estabilização hemodinâmica, manutenção da via aérea pérvia, proteção da função neurológica, controle da pressão intracraniana, dentre outros.

As doenças meningocócicas e outras meningites bacterianas são doenças de notificação compulsória imediata, ou seja, em até 24 horas a secretaria municipal de saúde e a secretaria estadual de saúde devem ser notificadas.

Imunização

Atualmente, como principal forma de prevenção da doença, o Sistema Único de Saúde disponibiliza, gratuitamente, a imunização contra casos graves de Meningite a partir das seguintes vacinas:

Meningite tipo C (vacina Meningo C);

Meningite por pneumococo (vacina Pneumo 10)

Meningite por Haemophilus influenzae (na vacina Pentavalente)

Meningite tuberculosa (a vacina BCG);

Meningite tipo A, C, W e Y (Vacina ACWY)

Para saber mais sobre Meningites e a assistência de enfermagem a esses casos, acesse o aplicativo Nursebook. Além de outras informações sobre a doença, lá você também encontra os principais diagnósticos de enfermagem e os respectivos cuidados. 

 

Referências bibliográficas: 

  • Hockenberry MJ, Wilson, DW. Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
  • Cheever KH, Hinkle JL. Brunner & Suddarth, Manual de enfermagem médico-cirúrgica. 14ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2019.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.