Sobre o uso e abuso de álcool, sabemos que consumo de bebidas alcoólicas é um importante fator de risco de adoecimento, resulta em altas taxas de mortalidade e morbidade em diversos países, especialmente na América Latina. Os estudos revelam que jovens são mais vulneráveis, principalmente os estudantes universitários e jovens entre 18 a 25 anos de idade. O uso de álcool aumenta em situações de estresse, por seu efeito depressor do sistema nervoso central, pode inicialmente controlar sintomas de ansiedade, mas seu uso crônico leva a graves problemas. Alguns problemas comuns devem ser conhecidos pelos enfermeiros, assim como seu tratamento.
I – As características do delirium tremens que é mal orgânico causado por intoxicação incluem: Agitação, confusão mental, pressão arterial elevada, febre e alucinações. O delirium tremens pode ser causado por consumo de grande quantidade de álcool em curto período de tempo, como por exemplo, o consumo desordenado durante festas de final de ano.
II – A encefalopatia de Wernicke, também chamada encefalopatia alcoólica, é um transtorno neurológico agudo. Nos primeiros estágios, a encefalopatia de Wernicke responde logo a grandes doses de tiamina parenteral, que se acredita ser efetiva para prevenir a progressão para a síndrome de Korsakoff. Essa condição não acontece no uso agudo de álcool e sim em casos de uso crônico.
III – O manejo da intoxicação aguda deve ser focado nas complicações clínicas. O enfermeiro deve se atentar para a correção da hipoglicemia, hipomagnesemia ou manejo da agitação. Para a agitação grave, devem-se preferir antipsicóticos típicos, como o haloperidol, por menor chance de interação com álcool.
IV- Sobre a intoxicação por álcool, os sintomas mais comuns são: alteração do humor ou comportamento, fala arrastada, incoordenação, marcha instável, nistagmo, déficit na atenção ou memória e, em casos mais graves, estupor ou coma.
Quiz
Quiz PEBMED
Veja alguns quizzes em enfermagem:
- Quiz: Quiz sobre fármacos ansiolíticos
- Quiz: Quadro de alergia em paciente pediátrica portadora de anemia falciforme
- Quiz: Cuidados com o recém-nascido e mãe puérpera soropositiva
- Quiz sobre tipos de violência
- Quiz: câncer infanto juvenil
- Quiz: paciente com dor no corpo, dor retro orbital e febre. Qual a conduta de enfermagem?
- Quiz: Paciente com quadro de tosse há mais de 3 semanas. Quais condutas devem ser tomadas?