Leia mais:
Leia mais:
A presença paterna na prevenção do uso de bebidas alcoólicas e depressão na gestação
Cuidados de enfermagem frente ao delirium tremens
Lesões oculares em crianças associadas ao uso de soluções com álcool
Exposição pré-natal ao álcool e efeitos adversos nos filhos
Caso clínico: um caso de infecção invasiva por Pneumococo

Quiz: Consumo de álcool nas festas de fim de ano

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sobre o uso e abuso de álcool, sabemos que consumo de bebidas alcoólicas é um importante fator de risco de adoecimento, resulta em altas taxas de mortalidade e morbidade em diversos países, especialmente na América Latina. Os estudos revelam que jovens são mais vulneráveis, principalmente os estudantes universitários e jovens entre 18 a 25 anos de idade. O uso de álcool aumenta em situações de estresse, por seu efeito depressor do sistema nervoso central, pode inicialmente controlar sintomas de ansiedade, mas seu uso crônico leva a graves problemas. Alguns problemas comuns devem ser conhecidos pelos enfermeiros, assim como seu tratamento.

I – As características do delirium tremens que é mal orgânico causado por intoxicação incluem: Agitação, confusão mental, pressão arterial elevada, febre e alucinações. O delirium tremens pode ser causado por consumo de grande quantidade de álcool em curto período de tempo, como por exemplo, o consumo desordenado durante festas de final de ano.

II – A encefalopatia de Wernicke, também chamada encefalopatia alcoólica, é um transtorno neurológico agudo. Nos primeiros estágios, a encefalopatia de Wernicke responde logo a grandes doses de tiamina parenteral, que se acredita ser efetiva para prevenir a progressão para a síndrome de Korsakoff. Essa condição não acontece no uso agudo de álcool e sim em casos de uso crônico.

III – O manejo da intoxicação aguda deve ser focado nas complicações clínicas. O enfermeiro deve se atentar para a correção da hipoglicemia, hipomagnesemia ou manejo da agitação. Para a agitação grave, devem-se preferir antipsicóticos típicos, como o haloperidol, por menor chance de interação com álcool.

IV- Sobre a intoxicação por álcool, os sintomas mais comuns são: alteração do humor ou comportamento, fala arrastada, incoordenação, marcha instável, nistagmo, déficit na atenção ou memória e, em casos mais graves, estupor ou coma.

álcool

Quiz

Quiz PEBMED

Veja alguns quizzes em enfermagem:

 

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.