Anualmente mais de 270.000 pedestres morrem em vias públicas em todo o mundo, constituindo 22% de mortes no trânsito. Segundo documento elaborado pela Organização Mundial da Saúde, estima-se que ocorrem três mil óbitos por dia nas estradas e ruas, sendo as mortes por acidente no trânsito a nona entre as maiores causas de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro lugar em mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Os pedestres e ciclistas são responsáveis por 26% de todas as mortes no trânsito e o risco de morte aumenta em 3 vezes em países de baixa renda.
Leia também: Sonolência no trânsito: se usar esses medicamentos, não dirija
Em diversos países, os acidentes envolvendo pedestres não são contabilizados nas estatísticas oficiais de acidentes de trânsito. Portanto, a incidência real de mortes e lesões de pedestres é provavelmente maior do que o apresentado nas estatísticas oficiais.
Desta forma, foi criado em 11 de maio de 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Década de Ação para Segurança no Trânsito, e, assim, o mês de maio tornou-se referência mundial para prevenção de acidentes e promoção da segurança no trânsito.
Qual o objetivo deste movimento?
As campanhas ocorridas principalmente no mês de maio buscam promover a conscientização da população sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito para reduzir altos índices de lesões e de mortes. A cor temática amarelo simboliza atenção e advertência no trânsito.
Principais fatores de risco para os acidentes com pedestres:
- Velocidade: o aumento da velocidade está diretamente relacionado a maior probabilidade de ocorrer um acidente;
- Conduzir sob influência de álcool e outras substâncias psicoativas;
- Não utilizar capacetes ou cintos de segurança ou sistemas de retenção para crianças;
- Dirigir distraído (principalmente a distração causada por uso de celulares);
- Vias inseguras, sem iluminação ou com iluminação inadequada;
- Veículos inseguros;
- Não cumprir normas/leis de trânsito;
- Despreparo e atenção inadequada após acidentes nas vias;
- Fadiga do condutor.
Como garantir a segurança do pedestre no trânsito? Seguem abaixo algumas condutas importantes:
- Ambiente planejado para a segurança do pedestre;
- Medidas de engenharia para separar pedestres de veículos;
- Playgrounds cercados e afastados de ruas movimentadas;
- Cercas impedindo o cruzamento de vias mais movimentadas;
- Calçadas limpas e próprias para uso em toda sua extensão;
- Tráfego de automóveis desviado da proximidade de escolas;
- Ruas com mão única e estacionamento restrito;
- Limites de velocidade baixos e controlados efetivamente por leis bem aplicadas;
- Controles eletrônicos de velocidade e/ou quebra-molas;
- Controle efetivo do ato de beber e dirigir;
- Transporte público adequado e acessível;
- Pedestres com vestimentas visíveis;
- Evitar as distrações como uso de aparelhos eletrônicos;
- Design de veículos para proteção de pedestres.
Algumas dicas valiosas para a prática da direção defensiva e assim promover mais segurança no trânsito, são elas:
- Evitar distrações;
- Atentar-se às condições do tempo;
- Respeitar as sinalizações e velocidade da via;
- Manter distância segura dos outros veículos;
- Revisar o veículo periodicamente;
- Não dirigir se estiver cansado ou com sono;
- Não ultrapassar veículos com imprudência;
- Não dirigir sob efeito de remédios ou álcool;
- Não deixe de utilizar os equipamentos de segurança JAMAIS.
Prevenir as mortes e lesões no trânsito também é uma questão de equidade social, visto que a maioria das pessoas de baixa renda e vulneráveis também são com maior frequência usuárias das vias, e assim são mais afetadas e expostas, e consequentemente podem ser levadas a maior perda de renda.
Saiba mais: Como garantir a segurança de crianças no trânsito?
A maioria das mortes e lesões provocadas no trânsito é totalmente previsível e evitável, portanto, é necessário que todos estejam conscientes sobre a importância de preveni-las e promover sempre a segurança para além do ambiente viário.