Nos dias 1º e 2º do mês de junho o Conselho federal de enfermagem (COFEN), realizará um encontro híbrido discutindo diversos temas importantes para a área de enfermagem. O evento intitulado enfermagem solidária inovando a atuação da Enfermagem na Saúde Mental do Século XXI, será promovido pela Comissão Nacional de Saúde Mental do COFEN e é uma iniciativa que nasce do desdobramento do programa de enfermagem solidária que iniciou suas atividades durante a pandemia com objetivo de oferecer escuta qualificada aos profissionais da linha de frente do combate à pandemia por profissionais especialistas em saúde mental.
Leia também: Atuação do enfermeiro na saúde mental
Enfermagem e saúde mental
O evento destina-se a qualquer profissional de enfermagem com interesse em saúde mental e áreas afins. O evento terá a participação de vários profissionais gabaritados da área e apresentará inovações, discussões científicas e debates importantes. O foco é a inovação mas também abordará questões relativas a possíveis retrocessos no tratamento de pessoas com sofrimento psíquico. Além disso, o encontro possibilitará a troca de experiências e a exposição de usuários dos serviços de saúde mental.
A programação rica e conta com a presença de mestres, doutoras e especialistas que vão apresentar inovações e o protagonismo do enfermeiro que trabalham com saúde mental, a atuação do enfermeiro que trabalha com a saúde mental da pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), de como se dá a aplicação do quality rights nas práticas de cuidar, doenças mentais como a depressão, suicídio e o luto e as características do processo de morte morrer causadas pela pandemia, formação profissional, ações de apoio e cuidado frente à pessoa em sofrimento psíquico, questões de gênero, etnia, racismo e sexualidade, entre outros diversos temas de importância para área.
A pandemia provocada pelo coronavírus trouxe muitos problemas para profissionais de enfermagem e para pessoas que sofreram com seus impactos. Pensando nisso a comissão de saúde mental do COFEN criou uma ferramenta de apoio para os trabalhadores de enfermagem. O serviço foi executado por meio de chat 24 horas por dia e contou com a participação de voluntários da área de saúde mental, enfermeiros, mestres, doutores, especialistas em saúde de todo o Brasil, foram parceiros nesse processo de cuidado. A iniciativa será discutida no evento e de certo haverá muitas trocas de experiências.
Além disso, discussões diversas de diversos profissionais do COFEN e CORENS estarão no evento além de profissionais que irão discutir os desafios e as inovações da prática de enfermagem, além de outras discussões do campo teórico e outras que abordarão experiência de profissionais e usuários. Além disso, outras questões serão abordadas. Destacamos a sessão de debate científico: É necessário falar de gênero, etnia, racismo e sexualidade na enfermagem. Desde já recomendamos o encontro que será muito proveitoso e já agradecemos como parte da sociedade acadêmica a iniciativa.
Como participar?
As inscrições do evento podem ser realizadas através do endereço: http://inscricoes-saudemental.cofen.gov.br/sistemainscricoes/preinscricao.php?md=16052022
A programação dos 2 dias de evento é muito rica e pode trazer discussões importantes para a área. O evento acontecerá no formato híbrido e iniciará às 09:00 horas do dia 01 de junho e tem seu encerramento às 17:00 horas do dia 02 de junho. Fique atento as discussões do evento. Quer saber mais ? Veja a programação abaixo e inscreva-se.