De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os dados no Brasil referentes ao diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço, ou seja, tumores da cavidade oral, faringe, laringe e cavidade nasal, são alarmantes: 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado.
Leia também: A importância da enfermagem na prevenção do câncer de colo de útero
Prevalência na população e combate ao câncer
Ocorrem predominantemente em homens acima de 40 anos e o cigarro e a bebida alcoólica são responsáveis por 70% dos casos dessa neoplasia, além de outros fatores de risco como infecção pelo Papilomavírus humano (HPV), obesidade, exposição hormonal e poluentes ambientais.
Já o câncer de bexiga, o INCA estima que só em 2022, sejam diagnosticados no Brasil 10.640 novos casos. Cerca de 90% dos pacientes com esse tipo de câncer têm idade superior a 55 anos. O tabagismo também é responsável pela maioria dos casos, além de atividades ocupacionais.
O mês de Julho é inteiro dedicado à ações de combate ao câncer de cabeça e pescoço e também de bexiga. Além disso, durante o mês, a cor do laço é rosa, verde e roxo para conscientizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce para a eficácia no tratamento.
A quimioterapia é um dos principais tratamentos utilizados no câncer, porém, hoje com o avanço da medicina, a oncologia conta com uma nova geração de terapias consideradas revolucionárias, como a imunoterapia e a terapia-alvo.
Apesar do avanço, o paciente não está isento dos efeitos colaterais com o uso dos medicamentos, podendo ocasionar interrupções que não são benéficas durante o tratamento.
Tratamentos complementares no controle do câncer vêm sendo bastante debatidos. A oncologia integrativa é um campo de cuidado centrado no paciente, baseado em evidências, para o tratamento do câncer que utiliza práticas corporais e mentais, produtos naturais e/ou modificações no estilo de vida, juntamente com tratamentos convencionais de câncer.
Um estudo de revisão verificou o efeito da acupuntura no controle de náuseas e vômitos em pacientes submetidos à quimioterapia e identificou que o efeito da acupuntura no controle de náuseas e vômitos induzidos pela quimioterapia foi satisfatório. Diante disso, a acupuntura é uma prática integrativa e complementar aos tratamentos convencionais pela melhora da qualidade de vida dos pacientes em tratamento quimioterápico.
Podcast
O Nursebook convidou a enfermeira Priscila Caldas, especialista em oncologia nos moldes de residência pela UNIRIO/INCA, especialista em Acupuntura e Medicina Chinesa pela ABACO-CBA, Terapeuta Floral e Aromaterapeuta para participar do Podcast com o tema “Julho Verde: a medicina integrativa na prevenção do câncer” Acesse aqui e confira tudo o que rolou.
Para saber mais, continue acompanhando as novidades aqui no Portal Pebmed, no App Nursebook e no Nursebook Web. Se você ainda não baixou, ele está disponível no App Store e na Play Store.