A corrida pode piorar a osteoartrite do joelho?

Um estudo prospectivo do tipo de coorte incluiu participantes com mais de 50 anos com osteoartrite em pelo menos um joelho.  

Atividades físicas aeróbicas são recomendadas para pacientes de todas as idades para prevenção de mortalidade por causas cardiovasculares. A corrida é uma atividade comum incluída na gama de atividades físicas aeróbicas moderadas a vigorosas. A osteoartrite (OA) dos joelhos é uma condição frequente, que causa comprometimento da qualidade de vida de muitos pacientes, levando a um quadro de dor e limitação funcional. O efeito da corrida não é bem estudado nesta população. Um recente estudo, porém, avaliou a associação da corrida com os sintomas e a progressão da osteoartrite de joelho. Trata-se de um estudo prospectivo do tipo de coorte incluindo participantes com mais de 50 anos com osteoartrite em pelo menos um joelho.  

artroplastia total de joelho

Métodos 

Foram aplicados questionários nesta população para identificar os praticantes de corrida realizada por conta própria, sem orientações ou supervisão específica. Radiografias e avaliação dos sintomas foram realizadas no início do estudo e após 48 meses de seguimento. A graduação de Kellgren-Lawrence (KL) e a pontuação medial do estreitamento do espaço articular (JSN) foram avaliadas nas radiografias realizadas, assim como a associação da corrida com  a piora do padrão radiográfico de KL, piora do JSN medial, nova dor no joelho e melhora da dor no joelho ao longo dos 48 meses.  

Os dados foram ajustados considerando idade, sexo, índice de massa corporal (IMC), pontuação KL, pontuação KL contralateral e dor no joelho contralateral. Se os dados não estivessem disponíveis na visita de 48 meses, eles foram imputados a partir da visita de 36 meses.  

Resultados 

Foram contabilizados 1.203 participantes com idade média de 63,2 (7,9) anos e IMC de 29,5 (4,6) kg/m2 dos quais 45,3% eram do sexo masculino e 11,5% praticavam corrida. As razões de chances ajustadas para piora do grau KL e nova dor frequente no joelho foram 0,9 (0,6 – 1,3) e 0,9 (0,6 – 1,6), respectivamente. O odds ratio ajustado para a resolução frequente da dor no joelho foi de 1,7 (1,0 – 2,8). 

Conclusão 

Os resultados deste estudo sugerem que nos indivíduos com mais de 50 anos com osteoartrite de joelho, a corrida está associada à melhora da dor no joelho, não levando à progressão da doença de acordo com critérios radiográficos.  

Leia também: O tratamento cirúrgico das lesões meniscais degenerativas afeta a evolução da osteoartrite do joelho?

Mensagem prática

Portanto, a corrida praticada de modo independente pelos participantes da pesquisa, que provavelmente foi influenciada pelos sintomas do joelho podendo resultar em sessões de exercícios de menor intensidade e duração não precisa ser desencorajada em pessoas com osteoartrite de joelho. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Lo GH, Musa SM, Driban JB, Kriska AM, McAlindon TE, Souza RB, Petersen NJ, Storti KL, Eaton CB, Hochberg MC, Jackson RD, Kwoh CK, Nevitt MC, Suarez-Almazor ME. Running does not increase symptoms or structural progression in people with knee osteoarthritis: data from the osteoarthritis initiative. Clin Rheumatol. 2018 Sep 

Especialidades