Leia mais:
Leia mais:
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Imunidade ao citomegalovírus (CMV) em transplantados
Ceratite infecciosa e lentes de contato: O que precisamos saber?
A complicada relação entre obesidade, doença grave e infecção
Check-up Semanal: prevenção do suicídio, testes para Covid-19 e mais! [podcast]

A associação entre a excreção urinária de citomegalovírus materno e a taxa de infecção congênita

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O citomegalovírus (CMV) é o maior responsável por malformações congênitas de origem infecciosa viral. Sendo que a grande parte dessa taxa de infecção congênita é causada na primoinfecção materna. De acordo com Zlatkin (2021), não existem testes não invasivos para diagnosticar a infecção congênita antes do parto, e por esse motivo, sua pesquisa procurou associar a excreção urinária materna de citomegalovírus e a taxa de infecção congênita.

citomegalovírus

Estudo

O artigo para discussão de hoje foi publicado na revista BMC Pregnancy and Childbirth neste ano de 2021. É um estudo de coorte retrospectivo de gestantes com primoinfecção por citomegalovírus entre 2012 e 2016, que foram assistidas durante o pré-natal e parto em um mesmo centro universitário. Foram analisados a dosagem de excreção materna urinária do citomegalovírus, além de investigada e documentada a infecção congênita por este mesmo vírus.

O autor ressalta a importância de estudos sobre o tema, pois é necessário o diagnóstico precoce desta infecção. Afinal, com o passar da gestação maior a chance de ocorrer a infecção fetal, podendo aumentar em quase três vezes esse risco, quando comparado o primeiro com o terceiro trimestre (ZLATKIN, 2021).

Leia também: Infecção congênita por citomegalovírus: quais os fatores clínicos relacionados?

Considerações

Apesar do autor concluir que não existe associação entre a dosagem de citomegalovírus urinário materno e infecção congênita, uma importante relação foi descoberta. Após a conclusão da pesquisa, Zlatin et al. (2021), mostraram que quanto maior a excreção urinária de citomegalovírus maior a chance da infecção ter ocorrido recentemente. Este é um importante dado para manejo materno e fetal.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Zlatkin, R., Bilavsky, E., Pardo, J. et al. The association between maternal cytomegalovirus urinary excretion and congenital infection rate. BMC Pregnancy Childbirth 21, 741 (2021). https://doi.org/10.1186/s12884-021-04194-6 
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.