A associação entre a excreção urinária de citomegalovírus materno e a taxa de infecção congênita

O citomegalovírus é o maior responsável por malformações congênitas de origem infecciosa viral. Saiba mais no Portal PEBMED.

O citomegalovírus (CMV) é o maior responsável por malformações congênitas de origem infecciosa viral. Sendo que a grande parte dessa taxa de infecção congênita é causada na primoinfecção materna. De acordo com Zlatkin (2021), não existem testes não invasivos para diagnosticar a infecção congênita antes do parto, e por esse motivo, sua pesquisa procurou associar a excreção urinária materna de citomegalovírus e a taxa de infecção congênita.

citomegalovírus

Estudo

O artigo para discussão de hoje foi publicado na revista BMC Pregnancy and Childbirth neste ano de 2021. É um estudo de coorte retrospectivo de gestantes com primoinfecção por citomegalovírus entre 2012 e 2016, que foram assistidas durante o pré-natal e parto em um mesmo centro universitário. Foram analisados a dosagem de excreção materna urinária do citomegalovírus, além de investigada e documentada a infecção congênita por este mesmo vírus.

O autor ressalta a importância de estudos sobre o tema, pois é necessário o diagnóstico precoce desta infecção. Afinal, com o passar da gestação maior a chance de ocorrer a infecção fetal, podendo aumentar em quase três vezes esse risco, quando comparado o primeiro com o terceiro trimestre (ZLATKIN, 2021).

Leia também: Infecção congênita por citomegalovírus: quais os fatores clínicos relacionados?

Considerações

Apesar do autor concluir que não existe associação entre a dosagem de citomegalovírus urinário materno e infecção congênita, uma importante relação foi descoberta. Após a conclusão da pesquisa, Zlatin et al. (2021), mostraram que quanto maior a excreção urinária de citomegalovírus maior a chance da infecção ter ocorrido recentemente. Este é um importante dado para manejo materno e fetal.

Referências bibliográficas:

  • Zlatkin, R., Bilavsky, E., Pardo, J. et al. The association between maternal cytomegalovirus urinary excretion and congenital infection rate. BMC Pregnancy Childbirth 21, 741 (2021). https://doi.org/10.1186/s12884-021-04194-6 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.