Leia mais:
Leia mais:
Comparação da inserção guiada e não guiada por ultrassom do DIU no período pós-parto imediato
Depressão no Idoso: pontos de atenção e prescrição
Depressão: como a quantidade de exercício físico associa-se à incidência?
Declínio cognitivo pode estar associado à interrupção do sono de “ondas lentas profundas”
Refluxo laringofaríngeo refratário pode estar relacionado a ansiedade e/ou depressão?

A depressão pós-parto e o blues puerperal podem ser prevenidos com exercícios físicos e hábitos de vida saudáveis?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A depressão pós-parto ocorre em quase 20% das mulheres e a maioria delas relatam algum tipo de estresse durante o período do puerpério. A falta de adesão ao tratamento de escolha hoje oferecido (antidepressivos e psicoterapia), foi um dos motivos que incentivou os pesquisadores da University of Minnesota a buscarem um modo de profilaxia tanto da depressão pós-parto quanto do blues puerperal.

Leia também: AAP 2021: saúde mental pós-parto e desenvolvimento infantil durante a pandemia 

A depressão pós-parto e o blues puerperal podem ser prevenidos com exercícios físicos e hábitos de vida saudáveis

Análise recente

Em novembro de 2021 foi publicado o artigo com o resultado final da pesquisa realizada pela University of Minnesota. Um estudo tipo caso controle, duplo-cego e randomizado. O objetivo dos pesquisadores foi de mostrar alternativas de baixo custo para a prevenção da depressão pós-parto e do blues puerperal, ao invés de ter como foco o tratamento, que normalmente é oneroso, longo e nem sempre de adesão fácil.

Saiba mais: Atividades físicas durante a gestação e no pós-parto são recomendadas?

Foram selecionadas as pacientes que já estavam no puerpério, mas que apresentavam fatores de risco para depressão puerperal. Durante o puerpério destas pacientes, foi incentivado e orientado os exercícios físicos que seriam benéficos além de hábitos de vida saudáveis através de teleconsultas.

Conclusão

A depressão pós-parto foi surpreendentemente baixa nas mulheres de risco para a patologia. Intervenções de exercícios, e dos demais hábitos de vida saudáveis, têm um efeito protetor sobre o estresse percebido entre mulheres em risco de depressão pós-parto e/ou blues puerperal. Os obstetras devem considerar a integração de exercícios e intervenções de bem-estar aos cuidados pós-parto de suas pacientes.

 Referência bibliográfica

  • Lewis BA, Schuver K, Dunsiger S, Samson L, Frayeh AL, Terrell CA, Ciccolo JT, Fischer J, Avery MD. Randomized trial examining the effect of exercise and wellness interventions on preventing postpartum depression and perceived stress. BMC Pregnancy Childbirth. 2021 Nov 22;21(1):785. doi: 10.1186/s12884-021-04257-8.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.