A importância da nutrição na gravidez e lactação: consequências ao longo da vida

Uma revisão trouxe importantes questões relacionadas à nutrição no período da gravidez e alimentação infantil. Saiba mais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

“Comer melhor, não comer mais”. Os últimos anos têm sido dedicados a tentativas de buscar uma vida mais saudável. Atividade física, suplementos alimentares, rotinas de vida saudável entre outros têm sido propagados nos mais diferentes veículos de divulgação. É durante o período reprodutivo que a mulher pode oferecer para sua descendência condições de prevenir doenças crônicas. A nutrição adequada nessa fase tem papel fundamental como fator modificável para prevenção. Apesar da OMS disponibilizar guidelines para pré-concepção, orientações mais abrangentes ainda são necessárias e esse tópico nessa época da vida da mulher vem recebendo pouca atenção de pesquisadores, clínicos e experts do passado.

Saiba mais: Hiperglicemia no início da gestação pode aumentar riscos na gravidez?

nutrição

Literatura

Estudos recentes nos EUA sugerem que muitas mulheres não encontram orientações saudáveis para suas gestações. Entre mulheres, 29% preenchem critérios para obesidade pré-gestacional em 2019. Esse número aumentou 11% em relação a 2016. Somente 32% têm um ganho de peso gestacional adequado. Em 2015 somente metade das mulheres de uma pesquisa faziam atividade física e 29,7% utilizavam alguma vitamina ou suplementação com folato.

Uma revisão publicada no American Journal of Obstetrics & Gynecology neste mês de maio trouxe os resultados de um workshop de National Academies of Science, Enginering and Medicine sobre esse tópico. Em especial, 29 das mais importantes questões relacionadas ao período da gravidez e alimentação infantil foram revisadas.

Aqui estão os dez principais pontos do estudo:

  • Melhorias abrangentes na nutrição e saúde geral da mulher antes e durante a gravidez contribuem para um bom crescimento fetal, desfechos favoráveis, melhora na sobrevida perinatal e potencial em saúde da mulher e sua prole.
  • Nutrição inadequada está relacionada a alterações de crescimento fetal, como baixo peso ao nascer (<2500g), pequenos para idade gestacional (percentil de peso abaixo de 10%) ou restrição de crescimento fetal, macrossomia (> 4-4,5 kg) e grande para idade gestacional (>percentil 90% de peso para idade gestacional), cada situação relacionada com aumento de riscos para infância e doenças crônicas idade adulta.
  • As dietas das gestantes adolescentes são, em geral, piores que as outras gestantes mais idade, necessitando uma atenção especial dos profissionais que as atendem para orientações. Os problemas tem múltiplas causas em geral socioeconômicas e de estilo de vida.
  • O uso de uma dieta saudável traz benefícios antes e durante a gravidez reduzindo riscos em patologias como diabetes gestacional, complicações relacionadas à obesidade materna e em alguns casos, pré-eclâmpsia e hipertensão gestacional. Em específico nos casos de diabetes gestacional e obesidade a dieta é a base do tratamento.
  • A ingestão balanceada de macronutrientes é a melhor forma de ter uma gravidez saudável. Isso inclui grande quantidade de vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, peixe, nozes, óleos enriquecidos com gorduras monoinsaturadas e fibras. Consumo reduzido de carne vermelha gorda e grãos refinados. Dietas saudáveis evitam açúcares simples, alimentos processados e gorduras trans e saturadas.
  • Dietas restritivas de macronutrientes devem ser evitadas durante a gravidez. As dietas da moda na mídia em geral restringem alimentos, devendo passar pela orientação profissional antes de sua utilização pela gestante.
  • IMC pré-gestacional traz impacto no ganho de peso na gravidez. Dietas para alcançar o peso ideal ou evitar que o ganho de peso seja excessivo devem ser feitas antes da concepção.
  • O leite materno é o alimento indicado para consumo exclusivo até os quatro a seis meses de vida. Tem todas as necessidades de um recém nascido a termo. Seu consumo está associado a menos doenças crônicas na vida adulta. Sua composição é influenciada pela dieta materna durante esse período. Mães com diabetes gestacional têm menos risco de desenvolver diabetes tipo 2 amamentando seus filhos por pelo menos seis meses.
  • O consumo regular de multivitamínicos ou suplementos que contenham ácido fólico, outros micronutrientes é recomendado para todas as mulheres junto com uma dieta balanceada pelo menos dois a três meses antes da concepção, manter durante toda a gravidez até quatro a seis meses após o parto. Gestantes pós-cirurgia bariátrica necessitam de suplementos adicionais antes e durante a gravidez.
  • É imperativo que as equipes de saúde tenham tempo, conhecimento e formas de discutir a nutrição da mulher em idade reprodutiva e forneçam suporte nutricional para melhorar sua saúde antes, durante e após a gravidez.

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Marshall NE, Abrams B, Barbour LA, Catalano P, Christian P, Friedman JE, Hay WW Jr, Hernandez TL, Krebs NF, Oken E, Purnell JQ, Roberts JM, Soltani H, Wallace J, Thornburg KL. The importance of nutrition in pregnancy and lactation: lifelong consequences. Am J Obstet Gynecol. 2022 May;226(5):607-632. doi: 10.1016/j.ajog.2021.12.035. Epub 2021 Dec 27. PMID: 34968458.