A osteoartrite está associada com maior risco de mortalidade?

A osteoartrite é uma doença degenerativa que acomete a cartilagem das articulações sinoviais e osso subjacente. Mas esta doença pode aumentar a mortalidade? Confira:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A osteoartrite ou osteoartrose é uma doença degenerativa e progressiva que acomete a cartilagem das articulações sinoviais e osso subjacente. As causas da osteoartrite ainda não estão totalmente esclarecidas, contudo, alguns fatores de risco estão associados, como os fatores mecânicos (traumas, sobrecarga no trabalho, atividades esportivas e recreativas), fatores biológicos (idade, gênero, obesidade, história familiar) e componente genético que de modo geral ativam repostas inflamatórias e reparatórias mal adaptadas. As articulações das extremidades dos dedos, a região da coluna, as articulações do joelho e quadril são as áreas do corpo mais afetadas.

A osteoartrite é uma das principais causas de dor e perda de função na população acima dos 50 anos. Estimam-se que 250 milhões de pessoas em todo o mundo sejam afetadas. Em recente estudo, observou-se que a prevalência de osteoartrite na população americana mais que duplicou entre 1999 a 2014. Assim, devido ao crescimento e aumento da expectativa de vida da população, o número de casos com osteoartrite deve crescer nos próximos anos, o que pode afetar as relações sociais e a qualidade de vida da população, bem como, sobrecarregar o sistema de saúde. Entretanto, existe alguma correlação da osteoartrite com o aumento do risco de morte?

Leia mais: Qual o papel dos anti-inflamatórios não hormonais na osteoartrite?

Um estudo retrospectivo de Coorte realizado nos Estados Unidos com mais de 50 mil participantes diagnosticados com osteoartrite de forma autorreferida ou através de Raios-X de joelho, e acompanhados por mais de nove anos, demonstrou que os pacientes com o diagnóstico de osteoartrite de forma autorreferida não apresentaram associação com o aumento de morte.

Por outro lado, os pacientes diagnosticados com osteoartrite através do exame de Raios-x apresentaram um risco aumentado de mortalidade por doenças cardiovasculares, diabetes e doenças renais, mas com risco reduzido de mortalidade por câncer. O estudo ainda apontou que pacientes com diagnóstico de osteoartrite por exame de Raios-x antes dos 40 anos apresentaram um aumento ainda maior de risco de morte (Mendy et al., 2018).

Diante dessas informações, pacientes com o diagnóstico de osteoartrite com Raios-x devem receber intervenções de cunho preventivo e educativo para o tratamento dessas condições. Assim, o manejo desses pacientes não deve estar focado apenas nos cuidados com a osteoartrite, mas sim, com as doenças associadas que podem provocar o aumento no risco de morte.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Arden N, Blanco F, Cooper C, Guermazi A, Hayashi D, Hunter D. Atlas of Osteoarthritis. London: Springer, 2014. 3.
  • Lawrence R, et al. Estimates of the prevalence of arthritis and selected musculoskeletal disorders in the United States. Arthritis & Rheumatology. 1998;41(5):778-799.
  • Mendy A, Park J, Vieira ER. Osteoarthritis and risk of mortality in the USA: a population-based cohort study. Int J Epidemiol. 2018;47(6):1821-1829.
  • Park J, Mendy A, Vieira ER. Various Types of Arthritis in the United States: Prevalence and Age-Trends From 1999 to 2014. Am J Public Health. 2018;108(2):256-258.
  • Parker DA (ed). Management of Knee Osteoarthritis in the Younger, Active Patient: An Evidence-Based Practical Guide for Clinicians. London: Springer, 2016.
  • Pasquale M. et al. Pain conditions ranked by healthcare costs for members of a national health plan. Pain Practice. 2014;14(2):117-131.
  • Wallace I. et al. Knee osteoarthritis has doubled in prevalence since the mid-20th century. Proceedings of the National Academy of Sciences. 2017;114(35):9332-9336.
  • Zhang W. et al. OARSI recommendations for the management of hip and knee osteoarthritis, Part II: OARSI evidence-based, expert consensus guidelines. Osteoarthritis and cartilage. 2008;16(2):137-162.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades