Leia mais:
Leia mais:
Placas para fraturas e pseudoartroses de escafoide: uma boa opção?
Fraturas estáveis da parede posterior do acetábulo têm bons resultados se tratadas conservadoramente? 
A fixação provisória com placas de minifragmentos interfere na força de compressão da síntese definitiva?
Existe relação do IMC com o risco de fraturas em crianças pré-escolares?
Vitamina D e cálcio realmente evitam fraturas?

A sutura do tríceps à placa nas fraturas de olecrano reduz a chance de avulsão?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Há uma variedade de opções cirúrgicas para tratamento das fraturas de olecrano, incluindo fixação com banda de tensão ou placa. O objetivo da fixação cirúrgica é obter redução anatômica, promover consolidação óssea e prover arco de movimento funcional precocemente. Ensaios clínicos randomizados recentes recomendam o tratamento com placas por demonstrarem menor taxa de complicações e desfechos clínicos funcionais superiores.

Entretanto, a utilização de placas na ulna proximal também não é isenta de complicações. Lesões por avulsão do tríceps são raras em indivíduos que não passaram por procedimentos cirúrgicos e vêm sendo observadas com maior frequência após tratamento das fraturas de olecrano com placa. Elas podem acontecer porque o vetor de força do tríceps é paralelo ao úmero e nas conformações tratadas com placas, esse vetor é resistido apenas pelo (s) parafuso (s) no fragmento proximal da fratura, o que pode ser insuficiente.

Leia também: Fraturas da diáfise do úmero: quão eficaz é o uso da órtese funcional?

A sutura do tríceps à placa nas fraturas de olecrano reduz a chance de avulsão

O estudo

É sugerido que uma sutura do tríceps pode diminuir a força de distração gerada, prevenindo a avulsão. Foi publicado esse mês no Journal of Orthopaedic Trauma um estudo que teve como hipótese que a sutura do tríceps diretamente à placa aumentaria a força mínima de tração necessária para falha ou geraria um mecanismo de falha diferente.

Foram preparados 20 cotovelos de 10 cadáveres frescos (6 mulheres e 4 homens) com média de idade de 81,1 anos e divididos nos grupos “controle” (A)  e “sutura do tríceps” (B). Em ambos os casos, foram criadas fraturas transversas de olecrano e tratadas por cirurgiões de membro superior experientes com placa. No grupo B, o tríceps foi suturado diretamente à placa com um FiberWire. Uma estrutura foi desenvolvida para realizar tração proximal ao tríceps e as peças foram observadas até a falha.

Saiba mais: Fixação de 1 ou 2 ossos do antebraço nas fraturas pediátricas diafisárias de rádio e ulna?

Todas as peças do grupo A falharam com uma avulsão total do tríceps com força média de 967,7 N. As peças do grupo B falharam com força média de 1.204,3 N, sendo que 4 foram avulsões parciais, 2 falharam com abertura da osteotomia em < 2 mm e 4 falharam com ruptura do tríceps. O mecanismo de falha foi diferente entre cada um dos grupos em todos os cadáveres. Um tendão triciptal intacto geralmente falha por volta de 1.700 N.

Conclusão

O estudo demonstrou que a sutura do tríceps à placa é uma maneira simples e efetiva de aumentar a força de fixação e mudar os potenciais mecanismos de falha. Além disso, é uma medida que não gera morbidade e aumenta pouco o tempo cirúrgico.

Referências bibliográficas:

  • Orbay J, Vernon L, Gibson K, Lacau G, Mercer D, Hoekzema N. Mitigation of Triceps Avulsion Fracture After Proximal Ulna Plate Fixation. J Orthop Trauma. 2022 Feb 1;36(2):e62-e66. doi: 10.1097/BOT.0000000000002189.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.