Leia mais:
Leia mais:
Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?
Placas para fraturas e pseudoartroses de escafoide: uma boa opção?
Fraturas estáveis da parede posterior do acetábulo têm bons resultados se tratadas conservadoramente? 
A fixação provisória com placas de minifragmentos interfere na força de compressão da síntese definitiva?
Existe relação do IMC com o risco de fraturas em crianças pré-escolares?

Fraturas da diáfise do úmero: quão eficaz é o uso da órtese funcional?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As fraturas da diáfise do úmero correspondem a cerca de 3% de todas as fraturas e admitem estratégias de tratamento não cirúrgico mesmo na presença de alguns graus de desvio em decorrência da grande mobilidade do cotovelo e do ombro. Fraturas que evoluem com consolidação viciosa com desvios pequenos apresentam bom resultado funcional.

Para o tratamento conservador o uso de imobilização com órteses funcionais é amplamente utilizado. Esta modalidade de tratamento pode cursar com complicações tais como o retardo ou a ausência de consolidação óssea (pseudoartrose).

Um recente estudo publicado na revista científica Shoulder & Elbow foi desenhado com o objetivo de avaliar a eficácia da órtese funcional no tratamento de fraturas da diáfise do úmero e identificar fatores que aumentam o risco de atraso ou ausência de consolidação.

Leia também: O tratamento de fraturas proximais do úmero com artroplastia reversa tem resultados equivalentes no cenário agudo ou tardio?

Fraturas da diáfise do úmero quão eficaz é o uso da órtese funcional

Metodologia

A amostra incluiu todos os pacientes com fraturas da diáfise do úmero tratados no hospital Musgrove Park, localizado em Taunton, Somerset, Inglaterra, entre 2010 e 2017. Os prontuários eletrônicos destes pacientes foram revisados ​​para identificar dados demográficos, bem como resultados e complicações após o tratamento. As radiografias foram revisadas para identificar o padrão, a localização e o grau de desvio

Saiba mais: Manutenção in situ ou transposição anterior do nervo ulnar no tratamento cirúrgico das fraturas bicolunares do terço distal do úmero?

No total, 65 pacientes foram tratados com órtese funcional, dos quais 22 (34%) apresentaram retardo de consolidação ou pseudoartrose, sendo o desvio da fratura significativamente associado com este desfecho. Em particular, pacientes com fraturas apresentando desvio superior a 30 mm ou angulação superior a 30° tiveram um risco significativamente maior destas complicações. A localização ou padrão da fratura não foi significativamente associada com o retardo de consolidação ou a pseudoartrose

Conclusão

O estudo conclui que a órtese funcional é uma modalidade de tratamento eficaz para a maioria dos pacientes com fraturas da diáfise do úmero, mas pacientes com fraturas acentuadamente desviadas ou anguladas apresentam maior risco de falha do tratamento conservador e, portanto, a intervenção cirúrgica precoce deve ser considerada neste grupo.

Referências bibliográficas:

  • Kocialkowski C, Sheridan B. Humeral shaft fractures: how effective really is functional bracing? Shoulder & Elbow. 2021;13(6):620-626. doi10.1177/1758573220937402
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.