Leia mais:
Leia mais:
A fixação provisória com placas de minifragmentos interfere na força de compressão da síntese definitiva?
Existe relação do IMC com o risco de fraturas em crianças pré-escolares?
Vitamina D e cálcio realmente evitam fraturas?
Osteoporose: ACP lança novas diretrizes; veja os principais pontos
4 recomendações para Emergências

Ácido tranexâmico: Seu uso nas fraturas proximais do úmero reduz a perda sanguínea?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O ácido tranexâmico (AT) é um agente antifibrinolítico que tem sido usado como estratégia para limitar a perda de sangue em cirurgias ortopédicas. Seu uso diminui a perda de sanguínea na artroplastia dos membros superiores e inferiores, bem como na cirurgia de fratura dos membros inferiores. 

Um recente estudo foi desenhado para avaliação do uso do ácido tranexâmico nas cirurgias realizadas para o tratamento de fraturas proximais do úmero. Trata-se de um ensaio clínico randomizado publicado em 2020 em uma revista ortopédica relacionada a cirurgias do ombro e cotovelo. O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos do AT na perda de sangue em pacientes submetidos a osteossíntese ou artroplastia do úmero proximal.

ácido tranexâmico em lesões proximais do úmero

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

O estudo sobre ácido tranexâmico

Um total de 101 pacientes foram randomizados para receber uma única dose pré-operatória de AT intravenoso (53 pacientes) ou uma dose controle de solução salina (48 pacientes) no momento da cirurgia de. Com base na idade do paciente e padrão de fratura, a osteossíntese foi realizada em 57 pacientes (30 grupo AT e 27 pacientes controle) e artroplastia reversa do ombro foi realizada nos outros 44 pacientes (23 AT e 21 pacientes controle). 

Leia também: Uso do ácido tranexâmico pode ser eficaz na hemorragia aguda por trauma?

A perda de sanguínea intraoperatória foi avaliada contabilizando o volume de sangue aspirado descontando o volume de soro utilizado para irrigação durante a cirurgia. No pós operatório todos os pacientes utilizaram dreno Hemovac por 24h tendo sido também registrado seu débito. A mudança pré-operatória no nível de hemoglobina também foi avaliada para cada paciente. Uma estratificação adicional da perda de sangue e mudança no nível de hemoglobina com base no procedimento (osteossíntese ou artroplastia) também foi realizada.

Resultados

Em comparação com o grupo de controle, o grupo AT teve menor perda média de sangue no intra-operatório (178 mL vs. 129 mL, P <0,0001), menor débito de drenagem pós-operatória (103 mL x 62 mL, P <0,0001) e menos perda total de sangue (280 mL x 188 mL, P <0,0001). Comparado com o grupo controle, o grupo que utilizou AT teve uma alteração média pré-operatória menor no nível de hemoglobina (-2,6 g / dL vs. -1,5 g / dL, P <0,0001).

Não ocorreram complicações intra-operatórias ou pós-operatórias identificáveis ​​associadas ao uso de ácido tranexâmico em nenhum dos pacientes avaliados.

Considerações

Neste estudo, o uso do ácido tranexâmico foi eficaz na redução da perda total de sangue e levou a uma menor redução pós-operatória na hemoglobina comparado com o controle. Este efeito foi consistente em pacientes tratados com osteossíntese ou artroplastia> o estudo sugere que o AT pode ser usado com segurança para diminuir a perda sanguínea no tratamento cirúrgico das fraturas proximais do úmero.

Autor: 

Referência bibliográfica:

  • Cuff DJ, et al. Randomized prospective evaluation of the use of tranexamic acid and effects on blood loss for proximal humeral fracture surgery. J Shoulder Elbow Surg. 2020 Aug;29(8):1627-1632. doi: 10.1016/j.jse.2020.04.016

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar