Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: terapia com plasma convalescente em adolescente com Covid-19 – relato de caso
AAP 2021: estratégias não farmacológicas para ansiedade em adolescentes durante a pandemia
AAP 2021: IMC e tempo de tela em adolescentes antes e depois da pandemia da Covid-19
AAP 2021: impacto da etnia e dos determinantes sociais durante a pandemia na atenção primária pediátrica
Entrevista com especialista: suicídio na pandemia

AAP 2021: IMC e tempo de tela em adolescentes antes e depois da pandemia da Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A pandemia da Covid-19 trouxe a enorme necessidade de reorganização da sociedade com o objetivo de diminuir a propagação da doença e também o seu impacto na saúde da população, independente da faixa etária.

Medidas como o distanciamento social, o fechamento das escolas e também dos estabelecimentos de atividades recreativas ou realização de esportes fez com que crianças e adolescentes ficassem restritos ao domicílio e diminuíssem o seu gasto energético, adaptando as atividades de vida diária para formato remoto e consequentemente aumentando o seu tempo de uso de telas, seja televisão, tablet ou celulares.

Diversos são os agravos resultantes do uso abusivo das telas, dentre eles pode-se destacar a sua relação direta com a obesidade na infância e adolescência. Um trabalho realizado por pesquisadores do Texas nos Estados Unidos e apresentado no AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, avaliou de forma retrospectiva pacientes com idades entre 12 e 18 anos, que estiveram no serviço de saúde no período pré-pandêmico comparando com um segundo momento, já durante a pandemia.

menina que aumentou seu tempo de tela durante a pandemia

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

IMC, tempo de tela e pandemia

Os dados avaliados foram o índice de massa corporal (IMC) e o tempo de tela (< ou > que 2 horas) utilizado durante cada período.

Após a análise dos dados, os resultados obtidos foram:

  • O percentil do IMC pré-Covid (média = 68,6200, DP = 29,1762) foi menor que o percentil do IMC pós-Covid (média = 69,9232, DP = 29,2334), p = 0,004;
  • A prevalência de obesidade foi de 25,1% no período pré-Covid e 27,5% no período pós-Covid;
  • O percentual de adolescentes que tinham mais de 2 horas de tela por dia foi de 42,1% no período pré-Covid e de 55,5% no período pós-Covid.

Conclusão e discussão

A obesidade é um processo multifatorial e grave em pediatria, tornando-se cada vez mais crescente nos últimos anos, sendo o tempo de tela apenas um dos fatores dentre vários que implicam nessa condição.

No trabalho apresentado no AAP 2021, a prevalência de obesidade e o relato de mais de 2 horas diárias de tela aumentaram do período pré-epidêmico para o pós-pandêmico, porém, a relação direta entre os dois não foi estatisticamente significativo. Mas isso não nos isenta de manter as recomendações sobre o uso moderado das telas e também de avaliar outros fatores relacionados à obesidade.

Estamos acompanhando o congresso da AAP 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do AAP Experience 2021:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • BMI and Screen Time in Adolescents Before and After the COVID-19 Pandemic, Crystal Craig, MD, and Easton Brewer – Texas Tech University Health Sciences Center, Department of Pediatrics, Lubbock, TX – AAP Experience 2021 Virtual – National Conference e exhibition
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar