AAP 2021: rara manifestação extraintestinal em criança com doença inflamatória intestinal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A doença inflamatória intestinal (DII) é uma condição crônica de inflamação do trato digestivo, com diferentes espectros de manifestações e acometimentos. As manifestações extraintestinais fazem parte da apresentação clínica desta condição, algumas de forma rara. Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descreveu um caso de um escolar com diagnóstico de DII associado a uma manifestação extraintestinal pouco comum, o abscesso hepático.

O caso foi apresentado na AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics.

menino com doença inflamatória intestinal

Caso de doença inflamatória intestinal

Um paciente do sexo masculino de 9 anos com história de três semanas de náuseas, vômitos, diarreia e febre (máx. 40 ° C). Na admissão, ele apresentava dor abdominal contínua com febre e anorexia, mas o vômito e a diarreia haviam desaparecido. Na revisão dos sistemas, ele referia uma perda ponderal de dois quilos desde o início dos sintomas. Familiares negaram história de viagens ou exposição à animais.

Ao exame físico, o paciente apresentava temperatura de 38,9 ° C, com uma ectoscopia de cansaço e emagrecido. Seu abdome estava dolorido no epigástrio. Um ultrassom abdominal mostrou várias estruturas hipoecoicas de 1-2 cm dentro da topografia hepática. Prosseguindo a investigação com exame de imagem, uma ressonância magnética (RNM) de abdome evidenciou numerosos abscessos (Figura abaixo) e evidências de enterite.

Uma ampla investigação para etiologias infecciosas foi iniciada e ele foi tratado de forma empírica com piperacilina-tazobactam. Material dos abscessos hepáticos foram analisados e não demonstraram crescimento de microrganismos ou neutrófilos polimorfonucleares. Sorologias negativas.

Dada a potencial esterilização do fluido de abscesso por pré-tratamento com antimicrobianos e febres contínuas, anorexia e dor abdominal, ele continuou com antibioticoterapia. Por fim, sem resposta aos antimicrobianos e devido a preocupação com outras possibilidades diagnósticas, o paciente foi submetido à endoscopia digestiva alta (EDA) que revelou gastrite e duodenite.

A histopatologia evidenciou granulomas não caseosos, consistentes com o diagnóstico de doença inflamatória intestinal, provavelmente doença de Crohn.

Exames complementares laboratoriais relevantes

  • Albumina 2.1 (3.5 – 5 g/dL); proteínas totais 4.8 (6.5 – 8.3 g/dL); AST 30 (14 – 40 U/L);
  • ALT 27 (< 50 U/L); LDH 518 (420 – 750 U/L), INR 1.89, TTPA 30.6 (25.3 – 37.1 sec);
  • Calprotectina fecal 462 (<= 50 mcg/g).

Exame de imagem

RNM abdominal que demonstra múltiplas estruturas hipoecoicas dentro dos lobos hepáticos consistentes com cistos complexos/abscessos. Reprodução AAP Experience 2021.

Discussão e conclusão

O abscesso hepático é uma manifestação extraintestinal incomum na DII e mais raramente é encontrada como a primeira manifestação da doença. Menos de 1% dos casos de DII estão associados a esse tipo de abscesso. Um fator determinante para que tal situação ocorra é o grande risco de translocação bacteriana entérica resultante de inflamação e aumento da permeabilidade da mucosa luminal.

Um desafio para o caso em questão foi o cessamento da diarreia logo após a admissão do paciente, visto que essa costuma ser uma das manifestações mais comuns de DII. Já em relação aos abscessos hepáticos, a etiologia infeciosa é a mais encontrada, o que pode ter gerado atraso no diagnóstico da DII, por não ter sido uma hipótese elaborada.

Por fim, pediatras e gastroenterologistas pediátricos devem estar cientes da associação entre abscessos hepáticos e DII, lembrando sempre dessa possibilidade em pacientes pediátricos que apresentam outros sintomas gastrointestinais, não se ancorar na etiologia mais comum pode prevenir o atraso no tratamento e a progressão da doença.

Estamos acompanhando o congresso da AAP 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do AAP Experience 2021:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Alexandra Sprouse MS3, Joseph Hall MD, Asantewaa Boateng MD, Joelle Kane MD, Ashley Sutton MD Department of Pediatrics, University of North Carolina at Chapel Hill. Incognito Bowel Disease: A Rare Extraintestinal Presentation of Inflammatory Bowel Disease in a 9-year-old Boy. AAP Experience 2021 Virtual – National Conference e exhibition.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar