Aberta consulta pública de atualização da Farmacopeia Brasileira até 21 de abril

As contribuições devem ser enviadas através de formulário eletrônico específico e, após o envio, será disponibilizado um número de identificação.

Pessoas interessadas em contribuir para a atualização dos métodos gerais e respectivos capítulos do compêndio da Farmacopeia Brasileira devem preencher o formulário eletrônico específico até o dia 21 de abril.  

Trata-se do código oficial farmacêutico do país, em que são estabelecidos os requisitos mínimos de qualidade para insumos farmacêuticos, medicamentos e produtos para a saúde.   

A Consulta Pública 1.148/2023 se refere aos seguintes itens a serem atualizados: 5.2.30 – Carbono orgânico total; 5.3.3.10 – Ensaio iodométrico de antibióticos, e 5.5.3.2.1 – Teste de esterilidade, além da inclusão do novo capítulo sobre correlação in vitro-in vivo (Civiv).  

Acesse aqui o documento completo.  

Saiba mais: Segurança de dietas no tratamento da epilepsia infantil resistente a fármacos

fármacos

Correlação in vitro-in vivo  

O projeto abrange uma revisão geral da Resolução (RE) 482/2002, visando atualizar o entendimento técnico sobre o tema e adequar a proposição a um texto farmacopeico. Para tanto, foram abordados novos entendimentos, como os métodos empregados para a correlação in vitro-in vivo de formulações complexas, tais como as intramusculares (depot), implantes, produtos transdérmicos e produtos inalatórios, além da relação nível D. A sugestão de capítulo inclui exemplos, figuras e um glossário, com a finalidade de simplificar o entendimento do leitor.  

 5.2.30 – Carbono orgânico total  

Esta proposta contempla uma revisão geral do método, com pequenas atualizações para melhorar a compreensão do texto. Destacam-se as adequações para tornar mais claras as soluções anteriormente descritas no método como “solução de peróxido de hidrogênio diluído a 30%” e “ácido nítrico diluído”, que foram corrigidas, respectivamente, para “peróxido de hidrogênio SR” e “ácido nítrico SR”, conforme descrição presente no capítulo 7, que trata dos Reagentes da Farmacopeia Brasileira.  

 5.3.3.10 – Ensaio iodométrico de antibióticos  

Neste tópico não há destaques. A ideia é realizar uma revisão geral do método, com pequenas adequações para melhorar o entendimento do texto.  

5.5.3.2.1 – Teste de esterilidade  

Esta proposição de minuta compreende uma revisão geral do método, com adequações para dar mais clareza de interpretação, fluidez e, principalmente, buscar a harmonização com o texto do Pharmacopeial Discussion Group – PDG (Grupo de Discussão Farmacopeica).  

Destacam-se: a inclusão de informação sobre a realização do teste de esterilidade em produtos contendo conservantes à base de mercúrio; a inclusão de detalhamento sobre a utilização da β-lactamase na modificação dos meios para o teste de esterilidade de penicilinas ou cefalosporinas; a possibilidade de realização simultânea do ensaio para avaliação da atividade bacteriostática e fungistática do produto; a inclusão da recomendação preferencial da utilização do método por filtração em membrana (método que permite concentrar os microrganismos na membrana, menos suscetível ao efeito inibidor dos produtos);  a inclusão do item ”Antibióticos sólidos a granel” no método por filtração em membrana  e a alteração do item ”Dispositivos estéreis” (com lúmen).  

Veja também: Intervenções farmacológicas para minimizar a absorção de fluido da histeroscopia

Como participar da Consulta Pública 

As contribuições devem ser enviadas através de formulário eletrônico específico até o dia 21 de abril. Ao término do preenchimento e após o envio, será disponibilizado um número de identificação para que o participante localize a sua contribuição.   

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.  [Internet]. Aberta consulta pública sobre a Farmacopeia Brasileira [acesso em mar. 2023]. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/aberta-consulta-publica-sobre-a-farmacopeia-brasileira>
  • Consultas Públicas - Anvisa [Internet]. antigo.anvisa.gov.br. [acesso em mar. 2023]. Disponível em: <http://antigo.anvisa.gov.br/consultas-publicas
  • /visualizar/501975>

Especialidades