Leia mais:
Leia mais:
Cuidados de enfermagem frente ao delirium tremens
O estigma relacionado ao transtorno por uso de álcool (TUA)
Consumo de bebidas alcoólicas cresce 93,9% na quarentena
Whitebook: intervenção breve no abuso de drogas
Whitebook: aprenda a diagnosticar a abstinência alcóolica

Abstinência alcoólica na emergência: diazepam ou lorazepam?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estima-se que aproximadamente metade dos pacientes com um transtorno por uso de álcool apresenta sintomas de abstinência após cessar ou diminuir a ingestão de álcool. A emergência pode acabar sendo o local de escolha para controle sintomático. Os benzodiazepínicos são medicações importantes neste contexto. Porém, há poucas evidências para ajudar os médicos a escolher entre os benzodiazepínicos mais usados, diazepam e lorazepam. Um estudo publicado no Annals of Emergency Medicine nos ajudou a esclarecer esta questão.

Trata-se de um estudo retrospectivo, com quase 900 pacientes com abstinência aguda de álcool que foram tratados com benzodiazepínicos em três emergências afiliadas à University of British Columbia.  O objetivo era avaliar se a escolha inicial de benzodiazepínicos resultava em desfechos diferentes.

Dentre os pacientes, aproximadamente  500 receberam inicialmente diazepam, e o restante recebeu lorazepam. A maioria dos resultados foi parecido nos dois grupos: internações hospitalares (18%), admissões à unidade de terapia intensiva (0,3%), convulsões na emergência (0,8%). No entanto, uma proporção maior de pacientes que inicialmente receberam lorazepam necessitaram de doses de resgate de um benzodiazepínico alternativo (11% vs. 4%). Foi registrado 1 óbito em um paciente de 27 anos.

diazepam e lorazepam

Mensagem prática:

Segundo o estudo, não diferenças significativas entre o lorazepam e o diazepam no tratamento inicial de pacientes com abstinência aguda de álcool. A escolha provavelmente dependerá da intimidade com cada medicação e das orientações institucionais. O importante no final das contas é o rápido controle sintomático.

Em nosso Fórum Médico PEBMED alguns colegas estavam conversando sobre essa conduta. Acesse para continuar a discussão de casos desse tipo.

Autor(a):

Referências bibliográficas: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar