Acolhimento e o processo de cuidado da população LGBTQIA+

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em atenção aos eventos do Dia Internacional de Combate à Homofobia e ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, a PEBMED preparou um especial consoante as ações e políticas de saúde para essa população. Citando o excelente artigo de Loria e colaboradores:

“O afastamento das unidades de assistência é reflexo de diversos obstáculos como discriminação, constrangimento, preconceito, estigma e falta de treinamento profissional adequado para o atendimento a esses indivíduos. A heteronormatividade institucional, ou seja, a presunção da heterossexualidade como regra, tem efeitos deletérios sobre o acolhimento e o processo de cuidado da população LGBTQIA+. Assim, a sensibilização e qualificação dos profissionais acerca das especificidades LGBTQIA+ são passos fundamentais para garantir o efetivo cumprimento do direito à saúde, sendo necessário incorporar o tema aos currículos de graduação e cursos de capacitação e de educação continuada/permanente em saúde”.

Leia também: Como profissionais de saúde podem evitar reproduzir a LGBTIA+fobia?

Neste especial, preparamos um material que versará sobre as políticas públicas para população LGBTQIA+, opções de hormonioterapia, cirurgias de redesignação sexual e as barreiras ainda existentes para o acompanhamento de saúde.

Acolhimento e o processo de cuidado da população LGBTQIA+

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Ações importantes que serão discutidas incluem:

  • Combate às práticas LGBTfóbicas;
  • Permissão de uso do nome social;
  • Ambulatórios e enfermarias com profissionais especializados no tema;
  • Disponibilização das medicações pelo SUS, como hormônios e contraceptivos;
  • Aumentar o número de centros capacitados para cirurgia de redesignação sexual;
  • Atendimento psicossocial universal e integral.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Loria GB, Canesin GMF, Silva GM, Amorim GHO, Melo JM, Santos LR, et al. Saúde da população LGBT+ no contexto da atenção primária em saúde: relato de oficina realizada no internato integrado de Medicina de  Família  e  Comunidade/Saúde  Mental  em  uma  universidade  pública. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2019;14(41):1807. doi: 10.5712/rbmfc14(41)1807.
  • Albuquerque GA, Garcia CL, Alves MJH, Queiroz CMHT, Adami F. Homossexualidade e o direito à saúde: um desafio para as políticas públicas de saúde no Brasil. Saúde Debate [Internet]. 2013 Jul/Set [acesso 2018 Abr 25]; 37(98):516-24. doi: 10.1590/S0103-11042013000300015
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar