ACP 2023: Distúrbios do sono mais prevalentes na APS

Os clínicos da Atenção Primária devem aconselhar seus pacientes sobre hábitos saudáveis ​​de sono. Veja mais detalhes.

O ACP 2023 discutiu importantes pontos sobre distúrbios do sono prevalentes na Atenção Primária durante a apresentação da Dra Kimberly Hardin, intitulada “Sleep Disorders in Primary Care: This Lecture Is a Snoozer”. Os distúrbios do sono mais discutidos – e mais comuns – na população em geral são a apneia obstrutiva do sono (AOS) e a insônia. Outros distúrbios do sono menos comuns incluem narcolepsia, síndrome das pernas inquietas e transtorno comportamental do sono REM. 

mulher sendo atendida na APS de saúde da mulher

Abordagem geral dos distúrbios do sono na APS

Os clínicos da Atenção Primária devem aconselhar seus pacientes sobre hábitos saudáveis ​​de sono, como evitar cafeína e álcool antes de dormir, criar um ambiente de sono confortável e escuro, limitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir, manter um horário regular de sono e praticar técnicas de relaxamento. A educação sobre a importância do sono para a saúde geral e os riscos associados à privação crônica do sono também deve estar presente nas consultas. 

Abordagem da insônia 

Para o tratamento da insônia, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é considerada a abordagem mais eficaz. A TCC envolve mudar pensamentos e comportamentos negativos que podem estar contribuindo para a insônia e desenvolver hábitos saudáveis ​​de sono. Técnicas como relaxamento muscular progressivo ou exercícios de respiração profunda podem ajudar a reduzir o estresse e promover o relaxamento que possibilita “pegar no sono”. O biofeedback é outra técnica que se mostrou eficaz no tratamento da insônia, ajudando os pacientes a aprender como controlar suas respostas fisiológicas ao estresse. Em casos mais graves – e apenas em casos mais graves – os medicamentos hipnóticos podem ser prescritos por curtos períodos. 

Abordagem da AOS 

Para o tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS), a terapia com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) continua sendo o tratamento padrão-ouro. O CPAP é uma máscara que é usada durante o sono para fornecer ar sob pressão suficiente para manter as vias respiratórias abertas. Para além dessa opção, atualmente existem novas opções disponíveis para o controle da AOS, como alguns aparelhos orais que reposicionam a mandíbula ou a língua durante o sono ou dispositivos de pressão positiva expiratória nasal (EPAP) que usam pequenas válvulas para criar resistência durante a expiração. 

Terapia de luz 

Ainda dentro de abordagens terapêuticas, outro tema discutido foi a terapia de luz. Há evidências crescentes sugerindo que a terapia de luz pode ser eficaz no tratamento de distúrbios do sono, como o transtorno afetivo sazonal (TAS) e o jet lag. A terapia de luz envolve a exposição a uma luz brilhante e controlada em horários específicos para ajudar a regular o ritmo circadiano do corpo. 

Além disso, a prevenção é fundamental no tratamento de distúrbios do sono. Os médicos devem educar seus pacientes sobre a importância de manter hábitos saudáveis ​​de sono e identificar fatores de risco que possam contribuir para esses distúrbios, como obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool. É sempre válido lembrar também que cada paciente é único e pode exigir uma abordagem personalizada para se chegar a um tratamento ideal. Fatores relacionados aos ambientes familiar, ocupacional e comunitário podem fornecer informações cruciais – desde pistas sobre as causas da insônia, até possíveis recursos para ajudar na solução.

Confira aqui a cobertura completa do ACP 2023!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.