Confira os principais destaques do ACP 2023

O ACP 2023 apresentou discussões pertinentes à prática clínica de diversas especialidades médicas. O Portal cobriu o evento e traz os destaques deste ano.

Nos dias 27 a 29 de abril, em San Diego, na Califórnia, aconteceu a edição de 2023 do Internal Medicine Meeting do American College of Physicians. Conhecido por ser um dos maiores e mais importantes congressos de clínica médica do mundo, o encontro ainda traz temas nas áreas de endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, pneumologia e outras especialidades.

O Portal PEBMED acompanhou o congresso para trazer todas as novidades que foram apresentadas.

Confira todas as novidades do ACP 2023

O Dr. Amit Shah, especialista em geriatria, conduziu a sessão intitulada “Treatment of Psychiatric Conditions in the Geriatric Population”, destacando as principais questões envolvidas no tratamento eficaz e seguro desses pacientes. Destacou pontos principalmente referentes às comuns condições em idosos de depressão, ansiedade e alterações comportamentais.

O equilíbrio ácido-base traz arrepios em muitas pessoas e tem gente que prefere um EEG do que uma gasometria! Mas na prática, na beira do leito, não é tão complicado assim. O que foi colocado como “must not miss” no congresso da ACP 2023?

Na palestra sobre fibrilação atrial (FA) do congresso ACP 2023, o destaque foi dado para a identificação de fatores transitórios. O grande dilema do médico neste cenário é saber: trata-se do primeiro episódio ou a internação apenas “desmascarou” uma FA que volta e meia aparecia silenciosa?

A crise convulsiva pode ocorrer de modo isolado ou por um fator transitório, como uma infecção ou distúrbios eletrolíticos. Quando há episódios recorrentes e/ou alterações na imagem/EEG que indiquem alto risco de recorrência, o paciente é diagnosticado com epilepsia.

A palestra do Dr. Daniel Rubin trouxe uma interessante para revisão focando em artigos importantes publicados nos últimos 15 meses relativos à endocrinologia.

No segundo dia do congresso do ACP 2023, um dos temas de destaque foi a abordagem da obesidade.

O ACP 2023 discutiu importantes pontos sobre distúrbios do sono prevalentes na Atenção Primária durante a apresentação da Dra Kimberly Hardin, intitulada “Sleep Disorders in Primary Care: This Lecture Is a Snoozer”.

Na palestra “Dementia Diagnosis and Management in Primary Care”, durante o ACP 2023, o Dr. Zaldy Tan apresentou algumas atualizações e o “estado da arte” sobre a doença de Alzheimer na Atenção Primária.

A sessão “Colon Cancer Screening: Increasing Access With New Guidelines” com a Dra. M. Pascale, renomada especialista em oncologia, falou sobre o que há de mais atual sobre o rastreamento do câncer colorretal.

Uma palestra destacou a importância de considerar os determinantes sociais da saúde na prática clínica. As médicas Dra. Rachel Solotaroff e Dra. Laura Zimmermann compartilharam suas experiências, discutiram estratégias eficazes e ressaltaram como esses fatores podem impactar a saúde dos pacientes.

No segundo dia do congresso do American College of Physicians (ACP 2023), uma das primeiras palestras do dia foi do Dr. Jason Napolitano (UCLA) com um tema interessante e talvez pouco usual da prática clínica e mesmo da educação médica: o que fazer frente a uma emergência médica em um voo? Estamos habilitados para prestar socorro? quais aspectos devemos nos atentar mais?

O primeiro ponto de destaque na palestra sobre o tema no ACP 2023 é a definição de insuficiência hepática aguda (IH) e a diferenciação do “acute-on-chronic liver failure” (que é a descompensação de um paciente já sabidamente hepatopata).

A professora Linda Lee, do Hospital Maimonides, em Nova Iorque, fez uma excelente palestra no ACP 2023 sobre a abordagem ao sangramento gastrointestinal no paciente internado. A abordagem incluiu tanto hemorragias digestivas altas como baixas.

Confira os detalhes sobre o que foi falado no ACP 2023 sobre o diagnóstico e tratamento do paciente com hipotensão durante o plantão.

Todos os anos, a American Diabetes Association e diversas outras entidades publicam diretrizes para o diagnóstico e tratamento da diabetes mellitus (DM).  A palestra do ACP 2023 objetivou trazer para o médico da atenção primária e para o hospitalista o que há de mais importante para o dia a dia.

Uma das palestras mais interessantes do ACP 2023 foi sobre raciocínio clínico e métodos para reduzir nossos vieses cognitivos. Dados apresentados estimam que erros de diagnóstico ocorrem em até 10% dos atendimentos, com uma mortalidade anual que pode chegar a 80 mil pessoas/ano nos EUA.

A dispneia é tanto um sintoma como um sinal, principalmente nos estágios mais avançados. Apesar de subjetivo, há uma escala para avaliação visual do grau de dificuldade respiratória, a chamada RDOS – Respiratory Distress Observation Scale. Saiba mais.

Na aula sobre abordagem ao paciente com dispneia, um dos aspectos de destaque foi o uso de opioide no tratamento desta condição. Confira os detalhes.

O primeiro passo da avaliação é a consideração sobre o tipo e a urgência da cirurgia; as comorbidades, incluindo medicações e se estão compensadas; e por fim a capacidade funcional, um dos principais determinantes de prognóstico. Veja o que foi falado sobre o tema no ACP 2023.

No primeiro dia do congresso do American College of Physicians (ACP 2023), um dos temas de destaque foi a hipertensão. Confira o que foi trazido sobre o tema.

Um dos temas discutidos durante o primeiro dia de congresso foi a dificuldade de comunicação que o profissional da saúde pode enfrentar. Mais especificamente os problemas de comunicação que podem ocorrer entre médico e paciente, entre os médicos e entre médicos e outros profissionais da equipe de saúde.

Na aula apresentada pelo professor Paul Palevsky, da Universidade de Pittsburgh, foi pontuada a dificuldade que é medir a filtração glomerular, principalmente de forma prática e com rapidez. Saiba mais.

No primeiro dia do congresso do American College of Physicians 2023, nada mais “clínico” do que uma palestra avaliando as evidências por trás dos dados do exame físico, certo? Confira os pontos destacados.

Um dos temas de destaque no primeiro dia do ACP 2023 foi a palestra da Dra. Nicole O. Vietor, endocrinologista, trazendo atualizações sobre o controle glicêmico intrahospitalar em pacientes com ou sem diabetes. Veja os detalhes da discussão.

A palestra do Brett W. Sadowski trouxe insights relevantes sobre a doença hepática gordurosa não alcoólica para a nossa prática clínica, independentemente do cenário (seja atenção primária ou especialidades), uma vez que se trata de um tema com grande intersecção dentre diversas especialidades. Saiba mais.

O professor Kevin Flaherty, da Universidade de Michigan, apresentou uma aula a respeito do tratamento da doença intersticial pulmonar. A primeira parte contou com duas questões: “Qual a abordagem prática de um paciente com doença intersticial pulmonar?” e “Como faço o diagnóstico etiológico específico?”. Veja mais.

A primeira palestra do ACP 2023 foi com o professor David Reuben, da Universidade de Los Angeles. O tema foi o manejo de idosos com fragilidade e multicomorbidades. Confira os detalhes da apresentação.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags