Leia mais:
Leia mais:
Medidas seriadas de peptídeo natriurético tipo B (BNP) podem predizer risco de doença cardiovascular em diabéticos?
Nefropatia diabética: como identificar e tratar? [podcast]
Como rastrear a doença renal crônica (DRC)? [podcast]
Estados Unidos aprovam sensor subcutâneo de glicose que dura seis meses 
Qual método de revascularização escolher no paciente diabético?

Adolescentes com diabetes podem desenvolver distúrbios alimentares

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O diabetes é uma doença que atinge todas as faixas etárias, principalmente em idades mais avançadas e nos primeiros anos de vida. No entanto, a enfermidade não deve ser ignorada na adolescência. Dependendo da qualidade de vida do adolescente, principalmente se este for portador de diabetes do tipo 1, vários problemas podem aparecer nesta fase, especialmente os distúrbios alimentares.

É o que indica uma pesquisa de cientistas da Região das Marcas, na Itália, publicada na International Journal of Eating Disorders. De acordo com o estudo, dos 163 participantes (entre 11 e 20 anos), foi detectada a presença de distúrbios alimentares em adolescentes com o diabetes tipo 1 em 27% (95% CI 17–38) do sexo masculino e 42% (95% CI 31–53) do sexo feminino que responderam ao Questionário de Distúrbios Alimentares e Diabetes (DEPS‐R) de forma positiva (score ≥20) às questões elaboradas.

Leia mais: Diagnóstico de diabetes em amostra única de sangue: é possível?

Entre os adolescentes DEPS‐R‐positivo, a pesquisa conseguiu identificar um perfil comum à maioria dos participantes, que apresentaram características como sobrepeso ou obesidade, baixo metabolismo corporal, pouca atividade física, sedentarismo e falta de rigor com os horários de aplicação da insulina.

O estudo visa identificar os perfis mais vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos na alimentação catalisados pelo diabetes para, assim, traçar estratégias a fim de melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença, além de elevar a autoestima na adolescência. Os pesquisadores alertam que programas educacionais também podem ser eficazes para promover um estilo de vida mais saudável.

Entre os fatores que ajudam a controlar a doença, a alimentação e o exercício físico são essenciais para ajudar a manter os níveis glicêmicos estáveis.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

  • Cherubini V et al. Disordered eating behaviors in adolescents with type 1 diabetes: A cross-sectional population-based study in Italy. Int J Eat Disord 2018 Jul 22; [e-pub]. (https://doi.org/10.1002/eat.22889)
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.