Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: associação de amamentação com asma infantil
Quiz: Paciente idosa e asmática sem tratamento dá entrada na emergência. Qual o diagnóstico?
AAP 2021: corticoides inalatórios no pronto-socorro para asma recorrente após fim de programa de incentivo
3 doenças com mais risco na pediatria
Quiz: Mulher com insuficiência respiratória por pneumonia é intubada com cetamina. Sobre o sedativo, o que é falso?

Adultos com asma têm maior risco de FA?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo estudo prospectivo com mais de 50 mil adultos, publicado no JAMA Cardiology em julho, pesquisadores encontraram um risco até 40% maior de fibrilação atrial (FA) em pacientes adultos com asma, e uma relação dose-resposta positiva entre os níveis de controle da asma e a FA.

A asma e a FA têm diversos mecanismos fisiopatológicos em comum. Pensando nisso, pesquisadores realizaram um estudo para responder a seguinte questão: qual é a associação entre asma, níveis de controle da asma e fibrilação atrial?

A coorte foi selecionada do Nord-Trøndelag Health Study (HUNT), da Noruega. Todos os participantes incluídos estavam livres de FA no início do estudo. A asma foi classificada em três grupos:

  1. Indivíduos que já tiveram asma
  2. Indivíduos que autorrelataram terem sido diagnosticados com asma
  3. Indivíduos com asma ativa

LEIA MAIS: Qual a relação entre fibrilação atrial e apneia do sono?

taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica

ASMA E FIBRILAÇÃO ATRIAL

No total, 54.567 adultos foram incluídos no estudo (52,8% eram do sexo feminino); destes, 5.961 (10,9%) relataram já ter asma, 3.934 participantes (7,2%) relataram terem sido diagnosticados com asma, e 2.485 participantes (4,6%) relataram ter asma ativa.

Durante um follow-up médio de 15,4 anos, 2.071 participantes (3,8%) desenvolveram FA. Os participantes com asma diagnosticada por um médico apresentaram um risco estimado 38% maior de desenvolverem FA (HR 1,38 [IC 95%: 1,18 a 1,61]) em comparação com os indivíduos sem asma.

Os pesquisadores encontraram também uma associação dose-resposta entre os níveis de controle da asma e risco de FA, com o maior risco em participantes com asma não controlada (HR 1,74 [IC 95%: 1,26 a 2,42]; P <0,001).

LEIA MAIS: Asma – uma revisão com o que eu tenho que saber

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Cepelis A, Brumpton BM, Malmo V, et al. Associations of Asthma and Asthma Control With Atrial Fibrillation RiskResults From the Nord-Trøndelag Health Study (HUNT). JAMA Cardiol. Published online July 11, 2018. doi:10.1001/jamacardio.2018.1901
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.