Leia mais:
Leia mais:
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo

AHA 2018: vitamina D reduz risco cardiovascular e câncer?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A vitamina D é classicamente prescrita para prevenir e tratar distúrbios ósseos, porém nos últimos anos, ela tem sido vista como uma estratégia potencial para prevenir câncer e doenças cardiovasculares. Em vários países, a avaliação rotineira do status da vitamina D em pacientes na atenção primária e o uso de suplementos de vitamina D3 aumentaram substancialmente. O Congresso AHA 2018, organizado pela American Heart Association, abordou este assunto, que rendeu a publicação de um artigo com novas informações sobre o tema no New England Journal of Medicine.

Foi realizado um estudo nacional, randomizado e controlado por placebo, com suplementação de vitamina D3 (colecalciferol) em uma dose de 2.000 UI por dia e ômega-3 em uma dose de 1 g por dia para a prevenção de câncer e doenças cardiovasculares entre homens de 50 anos ou mais e mulheres de 55 anos ou mais nos Estados Unidos.

Leia mais: Alzheimer: Vitamina D previne o comprometimento cognitivo?

Desfechos primários foram câncer invasivo de qualquer tipo e eventos cardiovasculares maiores (um composto de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou morte por causas cardiovasculares). Os desfechos secundários incluíram cânceres específicos do local, morte por câncer e eventos cardiovasculares adicionais.

No total, o estudo contou com 25.871 participantes, 5106 destes eram negros, que foram submetidos à randomização. Durante um acompanhamento médio de 5,3 anos, o câncer foi diagnosticado em 1617 participantes (793 no grupo da vitamina D e 824 no grupo do placebo; hazard ratio, 0,96; intervalo de confiança [IC] 95%, 0,88 a 1,06; P = 0,47 ). Um evento cardiovascular importante ocorreu em 805 participantes (396 no grupo da vitamina D e 409 no grupo do placebo; hazard ratio, 0,97; IC de 95%, 0,85 a 1,12; P = 0,69). Nenhum excesso de risco de hipercalcemia ou outros eventos adversos foram identificados.

O estudo concluiu que a suplementação com vitamina D3 (em uma dose de 2000 UI por dia), entre adultos inicialmente saudáveis, nos Estados Unidos, não levou a uma incidência significativamente menor de câncer ou eventos cardiovasculares maiores.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Vitamin D Supplements and Prevention of Cancer and Cardiovascular Disease. November 10, 2018 DOI: 10.1056/NEJMoa1809944
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.