Página Principal > Cardiologia > AHA: nova diretriz sobre consumo de gordura; veja os keypoints
carne vermelha

AHA: nova diretriz sobre consumo de gordura; veja os keypoints

Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

American Heart Association publicou novas recomendações sobre ingestão de gorduras e carboidratos, em relação às doenças cardiovasculares. Veja aqui os principais pontos e, no final, o link para o artigo completo.

-> Não recomenda-se a redução da ingestão de gordura total. Dietas com baixo teor de gordura NÃO previnem doenças arteriais coronarianas.

-> Reduzir a ingestão de gordura saturada e aumentar a ingestão de gordura poli-insaturada simultaneamente está associada a uma redução nos eventos de doenças cardiovasculares semelhante ao que é alcançado com estatinas.

-> Substituir gordura saturada por gorduras poli-insaturada ou monoinsaturada reduz os níveis de LDL e triglicerídeos.

Veja também: ‘Alimentos e a saúde cardiovascular: tabela mostra o que faz bem’

-> Gorduras poli-insaturadas (por exemplo, óleo de milho) parecem ser mais eficazes do que as monoinsaturadas (por exemplo, o azeite) na redução de eventos cardiovasculares.

-> O óleo de coco, que é principalmente gordura saturada, aumenta a LDL assim como outras gorduras saturadas.

-> A mudança de gorduras saturadas para insaturadas deve ocorrer ao lado da aderência a um padrão de alimentação saudável, como a dieta do mediterrâneo ou a DASH.

Clique aqui para ver a diretriz completa.

Referências:

15 Comentários

  1. De acordo com o Dr. Lair Ribeiro, maior especialista em óleo de cocô, cardiologista e nutrólogo, o óleo de cocô é um ácido graxo de cadeia média e por isso ele não pode ser acumulado como gordura no organismo, ele é termogênico ajuda a acelerar o metabolismo… Eu uso pra tudo e ainda bebo diariamente, e vejo os benefícios na prática e em tudo que uso, medicina baseada em evidências…. amo muito o óleo de cocô…. com ele eu emagreci, perdi gordura localizada, cabelo extremamente hidratados, pele, acne, colesterol controladissimos… É simplesmente perfeito …100% natural sem naďa industrializado.. . Não tem como ser diferente

    • Ana Carolina Pomodoro

      Olá, Cinthia! Sou Ana Carolina, médica e colunista da Pebmed. Muito obrigada por dividir sua experiência conosco. Apesar de algumas diretrizes da ABRAN e outras sociedades médicas se posicionarem contra, realmente existem muitos estudos em andamento sobre o tema. Agradecemos sua participação e lhe convidamos a continuar acompanhando nosso portal!

      • Estão aparecendo estudos que dietas ricas em gorduras, inflam as celulas cerebrais conhecidas com glios, e esta inflamação aumenta a fome e o acumulo de gorduras,,,,

      • Óleo de milho melhor que o azeite? Só nos EUA mesmo, maior produtor mundial de milho. Eu uso azeite, óleo de côco e também banha de porco caipira. Sou bioquímico, faço meus exames todo mês, e estão ótimos.

    • José Roberto Bueno

      Óleo de cocô?

    • Este acento mal usado na palavra coco está fazendo você usar o óleo errado.

    • Cocô??? Ele deve ser especialista nisto mesmo…

    • Continua comendo óleo de “cocô” (?) que você vai ver noque vai te acontecer! ???

    • Medicina Baseada em evidências? Sua experiência pessoal não é uma evidência significativa.. A opinião do Dr. Lair Ribeiro também não..

    • Perfeito…

  2. Já vi alguns relatos sobre a ingestão de carnes de porco serem menos prejudicial doque as carnes bobinas, sendo a composição das gorduras destes animais serem menos prejudiciais e possuir uma concentração de vitamina B1 maior. Isso procede???

  3. Edson Zerati

    Usamos óleo de côco em nossa casa faz tempo.
    Segundo Lair Ribeiro, é muito saudável!

  4. NADA DISTO CONTA DO CONSENSO DE CARDIOLOGIA E ENDOCRINOLOGIA ÚLTIMOS. AS MAIORES REFERÊNCIAS DO MUNDO EM BIOQUÍMICA, DIZEM E PROVAM O CONTRÁRIO. ESTA HISTÓRIA DE MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS É PRÓPRIO DE ANALFABETOS E DESAVISADOS. LAIR RIBEIRO É REFERÊNCIA ONDE MESMO? RESPONDO. NO PAÍS DE LULA.

  5. Lá vem os dicipulos do Lair Ribeiro…affff..quanta ignorância…ignoram todos os estudos para dar voz a somente uma pessoa