Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Obesidade / Alimentação está relacionada com metade das causas de doenças

Alimentação está relacionada com metade das causas de doenças

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Uma pesquisa realizada em Portugal indica que metade das causas de doenças está diretamente relacionada a alimentação. Entre os principais vilões, estão o sal e o açúcar.

500x120-amarelo

O estudo foi encomendado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) para uma conferência sobre o Plano Nacional de Saúde de Portugal. O consumo excessivo de sal e açúcar é um fator de risco para 50% das doenças e mortes no país, onde quase metade dos adultos sofre de hipertensão.

O excesso de calorias e gorduras de produtos industrializados também foi apontado como um fator de risco. Na conferência, autoridades apresentaram duas propostas para diminuir a mortalidade precoce: redução do tabagismo e controle da obesidade na população infantil.

Essa realidade se repete em diversos países, inclusive no Brasil. Logo após o AHA alterar para menos a recomendação do limite de ingestão de açúcar para crianças e adolescentes, a OMS emitiu uma nota sugerindo que os países aumentassem os impostos em cima de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados, para combater a obesidade, diabetes tipo II e cáries dentárias.

Com a medida, os pesquisadores esperam que, a partir do aumento no preço dos produtos, seu consumo diminua.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER2

Referências:

  • https://www.publico.pt/sociedade/noticia/metade-das-causas-de-doenca-e-morte-tem-relacao-directa-com-alimentacao-1744547

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.