Página Principal > Radiologia > Alteração visual indica Parkinson?
olhos

Alteração visual indica Parkinson?

Tempo de leitura: 1 minuto.

Um novo artigo publicado na revista Radiology sugere que alterações na visão podem ser sinal precoce de Doença de Parkinson.

Para o estudo, pesquisadores recrutaram 20 pacientes com Parkinson recentemente diagnosticado e 20 controles saudáveis. Ressonância magnética (imagem ponderada em T1 e ponderada por difusão) com RM de 3 Tesla e análise pelo método morfometria-baseada-em-voxel (MBV) foram realizados nos participantes.

Nos pacientes com a doença, a RM revelou alterações significativas na distribuição da conectividade de radiação óptica, com diminuição da densidade do núcleo geniculado lateral na área V2 (F: -8,28; P <0,05), um aumento significativo na difusividade média da radiação óptica (F: 7,5; P = .014) e uma redução significativa na concentração de matéria branca.

Veja também: ‘Cuidado com a cabeça! Poderia um traumatismo craniano causar doença de Parkinson?!’

A análise pelo MBV mostrou também uma redução significativa nos volumes corticais visuais (P <0,05). Além disso, a área quiasmática e o volume foram significativamente reduzidos (P <0,05).

Para os pesquisadores, esses achados mostram que alterações na visão podem ser detectadas em estágios iniciais da doença de Parkinson e que todo o sistema visual intracraniano pode estar envolvido.

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.