Anticoagulante versus heparina no tratamento da TVP em pacientes com câncer

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Em novo estudo do New England Journal Of Medicine (NEJM), pesquisadores compararam a eficácia da edoxabana (novo anticoagulante oral) com o da dalteparina (heparina de baixo peso molecular) no tratamento da trombose venosa profunda (TVP) em pacientes com câncer.

Para esse ensaio aberto, pesquisadores randomizaram 1.046 pacientes com câncer, que tiveram um incidente de TVP, para receber dalteparina por, pelo menos, cinco dias, seguida de edoxabana oral a uma dose de 60 mg/dia, ou dalteparina subcutânea a uma dose de 200 UI por quilograma de peso corporal uma vez ao dia. O desfecho primário analisado foi um composto de recorrência de TVP e sangramento grave após 12 meses.

O desfecho primário ocorreu em 12,8% dos pacientes que receberam edoxabana versus 13,5% dos que receberam dalteparina subcutânea (HR = 0,97; IC de 95%: 0,70 a 1,36; p = 0,006). Recorrência de TVP aconteceu em 7,9% dos pacientes no grupo edoxabana e em 11,3% dos indivíduos no grupo dalteparina subcutânea; hemorragia grave em 6,9% no grupo edoxabana e em 4% no dalteparina.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o tratamento com edoxabana não foi inferior a dalteparina, no entanto a taxa de sangramento foi maior com o anticoagulante.

Veja também: ‘Mudanças no tratamento de TEP e TVP’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

 

Referências:

  • Edoxaban for the Treatment of Cancer-Associated Venous Thromboembolism. December 12, 2017DOI: 10.1056/NEJMoa1711948
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar