Leia mais:
Leia mais:
Infecções após hemorragia digestiva alta varicosa no cirrótico sob antibioticoprofilaxia
Trombose de veia porta não neoplásica: diagnóstico e manejo em cirróticos
Cirrose: o desafio em evolução das infecções
Check-up Semanal: D-dímero na Covid-19, anestésico tópico em vias aéreas e mais! [podcast]
Trombose: devemos suspender a pílula em tempos de Covid-19?

Anticoagulantes são seguros no tratamento da trombose em cirróticos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A trombose da veia porta é uma obstrução da veia porta hepática causada por coágulo sanguíneo, colangite, pancreatite, abcesso e câncer de fígado, estômago ou pâncreas. Em crianças, esta trombose pode se originar a partir de uma infecção umbilical. A doença é também uma das complicações mais frequentes da cirrose.

trombose da veia porta

Trombose da veia porta em pacientes cirróticos

Em pacientes com trombose da veia porta mas que não são portadores de cirrose, estudos indicam que o tratamento eficaz é a anticoagulação; no entanto, não há evidências da segurança e benefícios deste tipo de terapia em indivíduos cirróticos. Para esclarecer a questão, pesquisadores italianos realizaram um levantamento no qual investigaram os efeitos da anticoaguloterapia em indivíduos com cirrose. A  pesquisa foi realizada entre 2008 e 2016 e os resultados foram divulgados em janeiro de 2019 no periódico The American Journal of Gastroenterology.

O estudo retrospectivo e de coorte selecionou 182 pacientes (idade média 57,8 anos) diagnosticados com trombose da veia porta e cirrose hepática.  Os indivíduos foram randomizados em dois grupos, o primeiro recebeu tratamento com anticoagulantes (n=81) e o segundo, de acordo com o critério do médico, não recebeu profilaxia (n=101).

Leia mais: Diretriz de cirrose descompensada: abordagem da hemorragia digestiva

Os fármacos utilizados na anticoaguloterapia foram heparina, fondaparinux sódico e anticoagulantes orais (antagonistas da vitamina K). O tempo de follow-up foi de três meses. Os desfechos primários observados foram recorrência da trombose, e segurança do anticoagulante em termos de incidência e padrão dos eventos de sangramento e na recanalização das veias nos pacientes.

Resultados

A extensão da trombose da veia porta caiu mais de 50% em 46 pacientes tratados com anticoagulantes, no grupo sem tratamento esta melhora ocorreu em apenas 26 participantes. 36% dos pacientes que interromperam o tratamento sofreram recorrência da trombólise.

Em uma análise multivariada, a  taxa de sobrevida foi maior  no grupo que recebeu fármacos anticoagulantes em relação aos participantes que não foram medicados (HR: 0,30; IC 95% [0,10–0,91], p = 0,014). O sangramento ocorreu em 22 pacientes do primeiro grupo e 16 do segundo. Nenhuma mortalidade foi observada em consequência destes sangramentos.

Take home messages

O estudo indica que a anticoaguloterapia é segura e eficaz no tratamento da trombose da veia porta em pacientes cirróticos; no entanto, mais estudos devem ser realizados para determinar se a anticoagulação em cirróticos deve ser implementada na prática médica.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.