Anticonvulsivantes são eficazes no tratamento da dor lombar crônica?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

O uso de anticonvulsivantes para tratar lombalgia aumentou nos últimos anos, apesar das evidências conflitantes. Um novo artigo do Canadian Medical Association Journal (CMAJ) objetivou determinar a eficácia e tolerabilidade de topiramato, gabapentina ou pregabalina no tratamento da dor lombar crônica.

Para isso, pesquisadores analisaram nove estudos, de cinco bancos de dados, com 859 pacientes com dor lombar não específica, ciática ou claudicação neurogênica, que compararam o uso de topiramato, gabapentina, pregabalina e placebo. Os desfechos foram dor autorrelatada, incapacidade (disability) e eventos adversos.

LEIA MAIS: Custo – benefício no tratamento da lombalgia

pilulas de medicamento saindo da caixa

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Anticonvulsivantes na dor lombar

Em 14 de 15 comparações os anticonvulsivantes não foram eficazes para reduzir a dor ou incapacidade na dor lombar ou dor radicular. Os pesquisadores encontraram evidência de alta qualidade de nenhum efeito da gabapentina e pregabalina versus placebo na dor lombar crônica. O nível de evidência foi alto para o aumento do risco de eventos adversos pelo uso da gabapentina e pregabalina. Esse aumento no risco não foi encontrado para o uso de topiramato.

Para os autores, esses achados indicam que os anticonvulsivantes são ineficazes para o tratamento da dor lombar crônica.

LEIA MAIS: Acupuntura e lombalgia – o que precisamos saber

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Anticonvulsants in the treatment of low back pain and lumbar radicular pain: a systematic review and meta-analysis. Oliver Enke, Heather A. New, Charles H. New, Stephanie Mathieson, Andrew J. McLachlan, Jane Latimer, Christopher G. Maher, C.-W. Christine Lin. CMAJ Jul 2018, 190 (26) E786-E793; DOI: 10.1503/cmaj.171333
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. O uso me devolveu as atividades laborais, necessário ir mais a fundo nesses trabalhos de pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar