Leia mais:
Leia mais:
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos à base de losartana
Anvisa determina a apreensão e proíbe comercialização de três medicamentos
Top 10 de maio: Alterações da retina pós-vacina da covid-19, varíola dos macacos e muito mais!
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?
Hepatite desconhecida em crianças: orientações do Ministério da Saúde

Anvisa emite alerta sobre o uso incorreto de paracetamol 

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Na última sexta-feira, 10, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota alertando sobre os riscos de eventos adversos graves diante do uso incorreto de paracetamol. Dentre os eventos citados, estão hepatite medicamentosa e até mesmo a morte.  

O alerta da agência foi publicado após erros de administração de doses de suspensão oral de paracetamol em bebês e crianças serem registrados. 

paracetamol

Medidas contra o uso indevido de paracetamol 

Segundo a Anvisa, os responsáveis devem seguir corretamente a posologia descrita na bula do paracetamol de acordo com o peso do bebê ou da criança. A dose máxima diária e o intervalo entre as doses para cada faixa etária também devem ser seguidas com rigor. Além disso, também se deve ir de acordo com as orientações dos profissionais de saúde que prescreveu o medicamento. 

As variações do medicamento 

Na publicação, a Anvisa destaca que existem diferentes formulações líquidas do paracetamol, podendo ser encontradas com facilidade em farmácias e drogarias. O que diferencia tais formulações pediátricas é a concentração e a dose a ser administrada. 

Paracetamol para bebês é uma suspensão oral, tendo concentração de 100 mg/mL, sendo acompanhada por uma seringa dosadora. Já o paracetamol para crianças é uma suspensão oral com concentração de 32 mg/mL, que conta com um copo medidor.   

Leia também: Uso de paracetamol durante a gestação deve ser cauteloso 

Notificações 

A agência reforça a importância de notificar ocorrências de eventos adversos e possíveis erros de administração utilizando paracetamol e outros medicamentos. O canal de notificações é o sistema VigiMed. 

Se o evento adverso seja identificado em instituição de saúde que tenha serviço de farmacovigilância ou área equivalente, o profissional deve notificar ao próprio serviço, que complementa a informação e notifica o VigiMed. Já os desvios de qualidade devem ser registrados pelo sistema Notivisa. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas: 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.