Anvisa emite alerta sobre o uso incorreto de paracetamol 

A Anvisa alertou sobre os riscos de eventos adversos graves diante do uso incorreto de paracetamol. Saiba mais no Portal PEBMED.

Na última sexta-feira, 10, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota alertando sobre os riscos de eventos adversos graves diante do uso incorreto de paracetamol. Dentre os eventos citados, estão hepatite medicamentosa e até mesmo a morte.  

O alerta da agência foi publicado após erros de administração de doses de suspensão oral de paracetamol em bebês e crianças serem registrados. 

paracetamol

Medidas contra o uso indevido de paracetamol 

Segundo a Anvisa, os responsáveis devem seguir corretamente a posologia descrita na bula do paracetamol de acordo com o peso do bebê ou da criança. A dose máxima diária e o intervalo entre as doses para cada faixa etária também devem ser seguidas com rigor. Além disso, também se deve ir de acordo com as orientações dos profissionais de saúde que prescreveu o medicamento. 

As variações do medicamento 

Na publicação, a Anvisa destaca que existem diferentes formulações líquidas do paracetamol, podendo ser encontradas com facilidade em farmácias e drogarias. O que diferencia tais formulações pediátricas é a concentração e a dose a ser administrada. 

Paracetamol para bebês é uma suspensão oral, tendo concentração de 100 mg/mL, sendo acompanhada por uma seringa dosadora. Já o paracetamol para crianças é uma suspensão oral com concentração de 32 mg/mL, que conta com um copo medidor.   

Leia também: Uso de paracetamol durante a gestação deve ser cauteloso 

Notificações 

A agência reforça a importância de notificar ocorrências de eventos adversos e possíveis erros de administração utilizando paracetamol e outros medicamentos. O canal de notificações é o sistema VigiMed. 

Se o evento adverso seja identificado em instituição de saúde que tenha serviço de farmacovigilância ou área equivalente, o profissional deve notificar ao próprio serviço, que complementa a informação e notifica o VigiMed. Já os desvios de qualidade devem ser registrados pelo sistema Notivisa. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas: 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades