Anvisa pede alteração na bula das vacinas da Janssen e da Astrazeneca por conta de reação rara

A Anvisa solicitou aos fabricantes que adicionem na bula a contraindicação para pessoas com história de síndrome de extravasamento capilar. Saiba mais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A Agência Nacional de Vigilância Nacional (Anvisa) publicou uma solicitação aos fabricantes das vacinas da Janssen e AstraZeneca para que adicionem na bula dos imunizantes a contraindicação de uso para pessoas com histórico de síndrome de extravasamento capilar. De acordo com a publicação, trata-se de uma reação adversa rara, porém, potencialmente grave. 

Segundo a Anvisa, os casos avaliados pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA) apresentavam histórico familiar de síndrome de extravasamento capilar. A agência reguladora brasileira ainda destacou que já recebeu relato de um caso de suspeita da síndrome após a vacinação e está avaliando o episódio. 

Anvisa pede alteração na bula das vacinas da Janssen e da Astrazeneca

Close-up of doctor’s hands giving an injection to the patient

O monitoramento na vacinação

Quem recebeu ou ainda irá receber vacinas com plataforma adenoviral, como as vacinas da Janssen e Astrazeneca, deve buscar atendimento médico imediato em caso de inchaço rápido nos braços e pernas ou aumento ponderal de peso nos dias posteriores à vacinação. Na maioria das vezes, esses sintomas estão associados à sensação de desmaio, por conta da pressão arterial baixa, destaca a Anvisa. 

A síndrome de extravasamento capilar

É uma condição rara e também grave, que causa vazamento de fluido dos capilares, dando resultados em inchaços, principalmente nos braços e pernas, baixa pressão arterial, espessamento do sangue e diminuição nos níveis de albumina. 

Portanto, torna-se necessário é imprescindível o monitoramento das pessoas vacinadas que apresentarem esse evento adverso, além do cuidado na identificação do tipo de vacina administrada, o número do lote e o fabricante. 

As vacinas envolvidas

De forma semelhante à vacina da Astrazeneca, a vacina produzida pela Janssen é uma vacina recombinante de vetor viral, utilizando adenovírus humano não replicante que expressa a proteína S do SARS-CoV-2.

Como os demais imunizantes, não há contraindicação para sua aplicação em indivíduos imunossuprimidos, embora não haja estudos sobre sua eficácia nesta população. A grande diferença para as outras vacinas até então aprovadas no país é que sua administração é em dose única, o que poderia tornar o processo de imunização em massa mais ágil.

Leia também: Anvisa orienta restrição de uso de vacina da Janssen em gestantes

Já a vacina da Astrazeneca, demanda um intervalo de cerca de três meses entre as doses. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão