Anvisa recolhe 200 lotes de medicamentos para hipertensão arterial

A Anvisa recolheu cerca de 200 lotes de medicamentos com princípios ativos do tipo “sartanas”, como a losartana, valsartana, etc.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recolheu cerca de 200 lotes de medicamentos para auxiliar na prevenção de ataques cardíacos e derrames. Os medicamentos recolhidos possuem os princípios ativos do tipo “sartanas”, como a losartana, valsartana, candesartana, olmesartana e irbesartana.

As impurezas encontradas nas “sartanas” são classificadas como prováveis ou potenciais carcinogênicos para seres humanos, o que significa que a exposição a longo prazo pode aumentar o risco do desenvolvimento de câncer. No ano passado, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) identificou a impureza N-nitrosodimetilamina no princípio ativo valsartana, produzido pela empresa chinesa Zhejiang Huahai Pharmaceuticals.

Com essa primeira identificação, a EMA começou uma análise mais detalhada em vários laboratórios. No total, já foram 14 suspensões de três insumos – losartana, valsartana e irbesartana – de dez fabricantes internacionais.

Leia maisAnvisa orienta como realizar descarte de termômetros de mercúrio

No país, até o momento foram avaliadas 29 empresas e 111 medicamentos vendidos em 2018. De acordo com a Ronaldo Gomes, gerente geral da área de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) da Anvisa, essa é uma medida para garantir a segurança e a saúde da população.

Além do recolhimento desses primeiros lotes e da fiscalização das empresas fabricantes dos medicamentos, a Anvisa também anunciou a suspensão da fabricação, importação, distribuição, comercialização e o uso dos insumos com suspeita de contaminação.

Para o consumidor, a Anvisa preparou uma lista com os números de lotes dos medicamentos que devem ser recolhidos, que pode ser rapidamente consultada. Basta verificar o número do lote que consta na caixa do medicamento e conferir aqui.

anvisa

Baixo risco

Em um comunicado, a Agência informou que, mesmo em casos de uso contínuo, autoridades europeias calcularam que o risco de câncer associado ao uso do medicamento é baixo.

As autoridades europeias calcularam que o risco de câncer associado ao consumo contínuo do medicamento é de 0,00017%, ou seja, a cada 6 mil pessoas que tomaram o medicamento contaminado na dose máxima, todos os dias, por 5 (cinco) anos seguidos, 1 (uma) delas poderá desenvolver câncer por causa dessa contaminação.

Para quem possui o remédio com o mesmo número de algum lote recolhido, a Anvisa orienta que o tratamento de hipertensão arterial não seja interrompido até que seja realizada a troca por outro medicamento. Isso porque a interrupção pode causar sérios prejuízos imediatos, como risco de morte por derrame, ataques cardíacos e insuficiência renal.

Não há risco de desabastecimento

Como há várias alternativas de medicamentos para pressão arterial disponíveis da mesma classe terapêutica e com os mesmos princípios ativos e concentração dos remédios recolhidos, a Anvisa afirmou que não há risco de ocorrer falta de medicamentos ou desabastecimento.

A Agência vai estabelecer um novo regulamento sobre o assunto, determinando a realização dos controles das impurezas para os medicamentos já registrados, bem como para os novos registros. Será determinado um prazo de adequação para as empresas farmacêuticas e importadoras ajustarem os seus fornecedores de insumo farmacêutico ativo, de forma que a síntese dessas substâncias não forme impurezas do tipo nitrosamina.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags