Leia mais:
Leia mais:
Anvisa: Teste rápido para detecção da tuberculose latente é aprovado no Brasil
Check-up Semanal: cardioversão na FA, atualização do DSM-5, tuberculose no Brasil e mais!
Tuberculose no Brasil: panorama atual
Rastreio de TB em pacientes HIV internados: deve-se realizar teste molecular universal?
Tratamento mais curto para tuberculose não grave foi bem-sucedido em crianças

Anvisa: Teste rápido para detecção da tuberculose latente é aprovado no Brasil

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o QIAreach QuantiFERON – TB, teste rápido de alta performance para auxiliar no diagnóstico da infecção latente por tuberculose (ILTB).

“A chegada dessa aprovação amplia o acesso aos testes IGRA ILTB a localidades mais distantes e com pouca infraestrutura, uma vez que para a sua realização não é necessário conhecimento técnico. Dentro de 20 minutos, o teste fornece a resposta ao paciente através de resultados qualitativos”, explicou o gerente de marketing regional LATAM para diagnósticos moleculares da QIAGEN, Raphael Oliveira.

O objetivo principal dessa autorização da Anvisa é viabilizar a realização dos testes em áreas que apresentam alta carga de contaminação, com poucos recursos para o combate da doença e a necessidade da testagem descentralizada, sem infraestrutura laboratorial.

O Relatório Mundial da Tuberculose 2019, da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que 10 milhões de casos de tuberculose são registrados anualmente. Dados do último relatório indicam que a enfermidade infecciosa é a que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS, com mais de 4.100 óbitos e cerca de 30 mil doentes.

No Brasil, em 2021, foram registrados 68.271 casos novos e 4.543 óbitos em decorrência da doença. Os estados do Amazonas, Rio de Janeiro e Roraima apresentaram os maiores índices de tuberculose. Em relação à mortalidade, os índices foram superiores nos estados do Rio de Janeiro, Acre e Amazonas.

teste

Infecção latente por tuberculose

A infecção latente da tuberculose ocorre quando um indivíduo é infectado pelo M.tuberculosis a partir de uma pessoa com tuberculose bacilífera (formas pulmonar e laríngea) e o bacilo permanece viável sem causar a enfermidade no indivíduo.

Pacientes com infecção latente por tuberculose são considerados reservatórios do bacilo. Desta maneira, em caso de qualquer alteração em relação à imunidade, eles podem vir a desenvolver a forma ativa, sintomática e altamente contagiosa da doença.

Entre os grupos de risco estão portadores de HIV positivo, indivíduos que recebam tratamento anti-TNF-alfa ou imunossupressores, aqueles que tiveram contato com portadores da tuberculose, crianças abaixo de cinco anos, profissionais da área da saúde, imigrantes, população privada da liberdade e que vivam em ambiente comunitário, como idosos e militares.

Leia também: Tratamento mais curto para tuberculose não grave foi bem-sucedido em crianças

Aldeia indígena enfrenta surto de tuberculose

Índios da etnia Apinajé ocuparam essa semana a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, em protesto por melhores condições de saúde.

As famílias afirmam que enfrentam um surto de tuberculose e que desde 2020 não contam com a assistência necessária nas aldeias. Eles denunciam que falta o básico, como medicamentos e ambulâncias. Na região vivem cerca de três mil indígenas em mais de 60 aldeias.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Registro ANVISA nº 10322250108 - QIAreach QuantiFeron-TB test. Disponível em: https://www.smerp.com.br/anvisa/?ac=prodDetail&anvisaId=10322250108 # Indígenas fazem protesto por saúde em aldeias e ocupam prédio da Sesai em Tocantinópolis. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2022/05/12/indigenas-fazem-protesto-por-saude-em-aldeias-e-ocupam-predio-da-sesai-em-tocantinopolis.ghtml # Brasil registrou mais de 68 mil novos casos de tuberculose em 2021, diz Saúde. CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/brasil-registrou-mais-de-68-mil-novos-casos-de-tuberculose-em-2021-diz-saude/
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.