Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Otorrinolaringologia / Apneia obstrutiva do sono: 5 pontos da nova diretriz que você deve saber
apneia

Apneia obstrutiva do sono: 5 pontos da nova diretriz que você deve saber

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é definida pela presença de cinco ou mais eventos respiratórios por hora quando associados a outros sintomas ou por 15 ou mais eventos/hora sem sintomas. Para ajudar o médico no diagnóstico da SAOS, a American Academy of Sleep Medicine publicou suas novas diretrizes. Veja 6 keypoints que você não pode deixar de saber!

As recomendações do guideline são:

1) Recomenda-se que ferramentas clínicas, questionários e algoritmos de previsão não sejam usados ​​para diagnosticar SAOS em adultos, na ausência de polissonografia ou teste domiciliar do sono. (Grau: FORTE)

2) Recomenda-se que a polissonografia ou o teste domiciliar do sono com um dispositivo tecnicamente adequado seja utilizado para o diagnóstico da apneia obstrutiva do sono em pacientes adultos não complicados com sinais e sintomas que indiquem um risco aumentado de SAOS moderada a grave. (Grau: FORTE)

3) Recomenda-se que, se um único teste domiciliar de apneia em casa for negativo, inconclusivo ou tecnicamente inadequado, a polissonografia seja realizada para o diagnóstico. (Grau: FORTE)

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

4) Recomenda-se que a polissonografia, ao invés do teste domiciliar, seja usada para o diagnóstico em pacientes com doença cardiorrespiratória significativa, potencial fraqueza muscular respiratória devido à condição neuromuscular, hipoventilação desperta ou suspeita de hipoventilação relacionada ao sono, uso crônico de opioides, história de AVC ou insônia crônica. (Grau: FORTE)

5) Quando o polissonograma inicial for negativo e a suspeita clínica de SAOS permanecer, sugere-se que um segundo polissonograma seja considerado. (Grau: FRACO)

Boas Práticas!

Os testes diagnósticos para SAOS devem ser realizados em conjunto com uma avaliação completa do sono e acompanhamento adequado. Polissonografia é o teste padrão para diagnóstico da SAOS em pacientes adultos com suspeita, baseado em uma avaliação detalhada do sono.


Referências:

  • Kapur VK, Auckley DH, Chowdhuri S, Kuhlmann DC, Mehra R, Ramar K, Harrod CG. Clinical practice guideline for diagnostic testing for adult obstructive sleep apnea: an American Academy of Sleep Medicine clinical practice guideline. J Clin Sleep Med. 2017;13(3):479–504.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.