Leia mais:
Leia mais:
Quantas horas de sono são suficientes?
Uso da cafeína no manejo da apneia da prematuridade
Estudo sugere rotina de sono para as crianças
IMC mais alto pode ter relação com variação e duração do sono?
Qual a relação da hipertensão arterial com o sono? [podcast]

Apneia obstrutiva do sono: 5 pontos da nova diretriz que você deve saber

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é definida pela presença de cinco ou mais eventos respiratórios por hora quando associados a outros sintomas ou por 15 ou mais eventos/hora sem sintomas. Para ajudar o médico no diagnóstico da SAOS, a American Academy of Sleep Medicine publicou suas novas diretrizes. Veja 6 keypoints que você não pode deixar de saber!

As recomendações do guideline são:

1) Recomenda-se que ferramentas clínicas, questionários e algoritmos de previsão não sejam usados ​​para diagnosticar SAOS em adultos, na ausência de polissonografia ou teste domiciliar do sono. (Grau: FORTE)

2) Recomenda-se que a polissonografia ou o teste domiciliar do sono com um dispositivo tecnicamente adequado seja utilizado para o diagnóstico da apneia obstrutiva do sono em pacientes adultos não complicados com sinais e sintomas que indiquem um risco aumentado de SAOS moderada a grave. (Grau: FORTE)

3) Recomenda-se que, se um único teste domiciliar de apneia em casa for negativo, inconclusivo ou tecnicamente inadequado, a polissonografia seja realizada para o diagnóstico. (Grau: FORTE)

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

4) Recomenda-se que a polissonografia, ao invés do teste domiciliar, seja usada para o diagnóstico em pacientes com doença cardiorrespiratória significativa, potencial fraqueza muscular respiratória devido à condição neuromuscular, hipoventilação desperta ou suspeita de hipoventilação relacionada ao sono, uso crônico de opioides, história de AVC ou insônia crônica. (Grau: FORTE)

5) Quando o polissonograma inicial for negativo e a suspeita clínica de SAOS permanecer, sugere-se que um segundo polissonograma seja considerado. (Grau: FRACO)

Boas Práticas!

Os testes diagnósticos para SAOS devem ser realizados em conjunto com uma avaliação completa do sono e acompanhamento adequado. Polissonografia é o teste padrão para diagnóstico da SAOS em pacientes adultos com suspeita, baseado em uma avaliação detalhada do sono.


Referências:

  • Kapur VK, Auckley DH, Chowdhuri S, Kuhlmann DC, Mehra R, Ramar K, Harrod CG. Clinical practice guideline for diagnostic testing for adult obstructive sleep apnea: an American Academy of Sleep Medicine clinical practice guideline. J Clin Sleep Med. 2017;13(3):479–504.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.