Leia mais:
Leia mais:
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Leucemia mieloide crônica atípica: como diferenciar das doenças mieloproliferativas Philadelphia-negativo?
Contracepção hormonal materna tem relação com risco de leucemia na infância?
Cuidados de enfermagem ao paciente em uso de ciclofosfamida
O que é leucemia linfocítica crônica e como tratar?

Aprovada nova posologia que permite a descontinuação de tratamento de leucemia mieloide crônica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma nova posologia que permite aos pacientes com leucemia mieloide crônica (LMC) que atingiram a remissão da doença a pararem de tomar a medicação, conforme avaliação e monitoramento médico.

Este é um marco importante no cenário de tratamento de LMC no Brasil, segundo os especialistas, trazendo benefícios de longo prazo aos pacientes e também ao sistema de saúde brasileiro, com a economia de recursos que será realizada.

Atualmente, com a utilização de terapias-alvo, mais da metade dos pacientes com LMC consegue conquistar a remissão completa da enfermidade. Em três anos, 1 a cada 2 pacientes que descontinuaram o tratamento mantiveram resposta e não precisaram retornar com a medicação.

Leia também: Leucemia mieloide aguda: tempo entre diagnóstico e tratamento influencia o prognóstico?

“A descontinuação do tratamento possibilita a diminuição dos eventos adversos, a redução do custo de tratamento, a possibilidade de engravidar e a mudança na percepção de doença, uma vez que não haverá mais a necessidade de tomar o remédio diariamente”, afirma André Abrahão, diretor médico da Novartis Oncologia.

Como funciona

Os pacientes são considerados elegíveis para a descontinuação do tratamento (TFR) quando:

  • Possuem LMC na fase crônica;
  • São tratados por, pelo menos, 36 meses com nilotinibe;
  • Apresentam resposta molecular profunda sustentada (RM 4,5 – células leucêmicas indetectáveis) mantida durante, pelo menos, 12 meses imediatamente anterior a descontinuação do tratamento.

Os estudos clínicos ENESTfreedom e ENESTop indicaram que mais da metade dos pacientes (52%) mantiveram a remissão 144 semanas após suspenderem o tratamento com nilotinibe, o que comprova a eficácia do remédio e a possibilidade de descontinuação.

Como alguma recaída pode ocorrer durante a remissão livre de tratamento, os pacientes elegíveis à descontinuação devem ser monitorados pelos seus respectivos médicos responsáveis.

Veja mais: Tratamento da leucemia mieloide aguda em idosos: diretriz norte-americana

Evolução no tratamento

Há apenas 20 anos, havia poucas opções de tratamento para pacientes com de leucemia mieloide crônica. Os medicamentos disponíveis na época apresentavam alta toxicidade e baixa eficácia.

Entretanto, no cenário atual já existem algumas opções de tratamento para esses pacientes. O médico tem a possibilidade de definir a melhor estratégia, de acordo com o perfil do paciente, seja com inibidores da tirosina quinase (terapia-alvo), transplante de medula óssea, imunomodulador, quimioterapia ou radioterapia.

Atualmente, a remissão livre de tratamento (TFR) somente é possível quando o paciente é tratado com alguma terapia-alvo.

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.