Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Clínica Médica / Aprovados oito testes rápidos para o novo coronavírus
médico avaliando amostra de sangue de paciente com coronavírus

Aprovados oito testes rápidos para o novo coronavírus

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Foram aprovados os primeiros oito testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus. Os novos exames serão voltados para o uso profissional e permitirão a leitura dos resultados em apenas 15 minutos.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os dados devem ser interpretados por um profissional de saúde, que deve ter a mão os dados clínicos do paciente e os resultados de outros exames. A oferta e a produção dos testes dependerão da capacidade de cada empresa que recebeu o registro.

Testes rápidos para coronavírus

A aprovação dos novos produtos foi realizada seguindo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 348/2020, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.), do dia 18 de março, que permitiu a priorização da avaliação de produtos para diagnóstico laboratorial do novo coronavírus.

A medida faz parte das ações estratégicas para viabilizar produtos que possam ser utilizados no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Ainda há outros produtos destinados ao diagnóstico do novo vírus que estão sendo analisados com prioridade pelo Governo Federal.

Kits aprovados

Os kits aprovados pela Anvisa são do tipo ensaio imunocromatográfico, sendo que seis fazem o uso de amostras de sangue, soro ou plasma.

Eles estão divididos em dois grupos: os que utilizam amostra de sangue e detectam anticorpos (IgM e IgG) e os que usam amostras das vias respiratórias dos pacientes, nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta) e detectam o antígeno (vírus).

Leia mais:

Confira os testes aprovados:  

  • One Step Covid-2019 Test;
  • Coronavírus Rapid Test;
  • Coronavírus IgG/IgM (Covid-19);
  • Medteste Coronavírus 2019-nCoV IgG/IgM;
  • Teste Rápido em Cassete (Covid-19) IgG/IgM;
  • Covid-19 IgG/IgM Eco Teste.

Outros dois utilizam um dispositivo semelhante a um cotonete (swab), que retira amostra das vias respiratórias dos pacientes, da nasofaringe e da orofaringe. São eles:

  • Eco F Covid-19 Ag
  • Covid-19 Ag Eco Teste

Todos os laboratórios públicos do país podem realizar exame para coronavírus

Os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) dos 26 estados e do Distrito Federal já estão aptos para realizarem exames do novo coronavírus. A medida descentraliza o diagnóstico da COVID-19 em todo o país.

O Ministério da Saúde está cumprindo o plano de trabalho para o aumento da capilaridade de diagnósticos para além dos laboratórios de referência, que hoje são a Fiocruz, no Rio de Janeiro, o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, e o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

Última atualização sobre o novo coronavírus no Brasil

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, o Brasil já registrou 621 casos da doença e seis óbitos (sendo quatro no estado de São Paulo e duas no Rio de Janeiro).

As cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, além dos estados de Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina (sul do estado – região Tubarão) registram casos de transmissão comunitária. 

Com isso, o país entra em uma nova fase da estratégia brasileira, a de criar condições para diminuir os danos que o vírus pode causar para a população através da prevenção.

 Autora:

Referência bibliográfica:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.