Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Coronavírus / CFM autoriza uso de telemedicina durante pandemia de coronavírus
médico atendendo paciente por telemedicina durante coronavírus

CFM autoriza uso de telemedicina durante pandemia de coronavírus

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou ontem, 19, por meio de ofício enviado ao Ministério da Saúde, o uso da telemedicina durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV2. A medida tem caráter excepcional, valendo até o fim da luta contra a disseminação da nova doença.

Segundo o CFM, a telemedicina pode ser utilizada nas formas:

  • Teleorientação: onde profissionais realizam à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento;
  • Telemonitoramento: monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e/ou doença;
  • Teleinterconsulta: troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

O CFM já havia recomendado suspender o atendimento ambulatorial, de modo a não ter aglomerações desnecessárias em centros médicos e consultórios. Além disso, outra recomendação que também foi apoiada por sociedades foi a de adiar cirurgias eletivas, deixando para realizar apenas as de urgência e emergência, ou cirurgias oncológicas necessárias.

Outras medidas durante a pandemia de coronavírus

Além da liberação da telemedicina, o CFM tomou outras medidas durante a pandemia do coronavírus. Uma delas foi a portaria CFM nº 68/2020, que suspende, durante 30 dias, prazos processuais, sindicâncias, audiências, sessões de julgamento, atos instrutórios presenciais e atendimento externo ao público. A portaria passa a valer a partir da próxima segunda-feira, 23, quando os atos instrutórios serão feitos online e apenas atendimentos de grande necessidade que não puderem ser feitos remotamente poderão ser realizados.

O CFM também se posicionou com relação à atuação dos médicos nesse período. No documento divulgado, as recomendações para toda a população e aos profissionais é manter uma vigilância diária sobre os acontecimentos, para que ações possam ser tomadas de forma rápida e eficiente. A orientação é manter a população ciente de todas os trabalhos realizados, mas de forma cautelosa, evitando pânico.

Outra recomendação do conselho é que os gestores criem Serviços de Saúde do Trabalhador nos hospitais, para auxiliar os profissionais que estão na linha de frente, dando todo suporte e proteção necessários, lembrando sempre de oferecer:

  • Horários de descanso;
  • Serviços que facilitem a vida dos profissionais, como alimentação, roupas de trabalho, salas de repouso, instalações com chuveiros e facilidades para a higienização corporal ao entrar e ao sair dos plantões;
  • Materiais necessários à proteção individual, como máscaras, luvas, aventais, óculos;
  • Materiais de proteção especial para procedimentos invasivos, como máscaras N95 e filtros de ar.

Leia também: Médicos interessados em atuarem contra o Covid-19 podem se inscrever até 22 de março

Para médicos com 60 anos ou mais, ou doenças crônicas que são fatores de risco, o documento orienta afastamento da linha de frente, sendo alocados em outras funções necessárias durante a pandemia.

Referências bibliográficas:

Um comentário

  1. Avatar
    Júlio César Carneiro de Oliveira

    Ajuda a superar barreiras sociais na área da Saúde, pois elimina as barreiras físicas de acesso à Medicina. É a melhor opção para resolver muitas lacunas no Sistema de Saúde, como a escassez de médicos de atenção primária para populações vulneráveis. Garante atendimento mais rápido, permitindo maior satisfação dos pacientes, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais. Permite uma melhor distribuição dos recursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.