Arcturus: nova variante da covid-19 que tem causado conjuntivite em crianças

A variante da covid-19, Arcturus pode se espalhar de 1.17 a 1.27 vezes mais rapido que suas antecessoras, segundo a Universidade de Tóqui

Uma nova variante da covid-19, chamada Arcturus, tem gerado casos recentes de infecção na Índia e está associada a sintomas diferentes, principalmente em crianças. A variedade XBB.1.16, uma subvariante da Ômicron, foi encontrada em 22 países incluindo Singapura, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. Acredita-se que tem sido responsável pelo aumento no número de infecções na Índia, levando a adoção de novas medidas do governo para diminuir a infecção, incluindo o retorno de algumas leis relacionadas ao uso de máscaras.  

Saiba mais: O que ainda é mais fatal: covid-19 ou influenza?

Arcturus: nova variante da covid-19 que tem causado conjuntivite em crianças

Arcturus: nova variante da covid-19 que tem causado conjuntivite em crianças

Alta de casos de covid-19 na Ásia 

A Índia registrou 11.109 novos casos de covid-19 no dia 14 de abril, um número maior que os 7.830 novos casos reportados nas 24 horas anteriores. O crescimento da variante, que foi primeiro detectada no final de janeiro, está assustando os experts no assunto. Um pediatra do comitê da academia pediátrica da Índia publicou no twitter que a variante estaria associada a um fenótipo infantil. Os sintomas da variante em crianças incluem febre alta, tosse e conjuntivite pruriginosa ou olho vermelho. A conjuntivite causa hiperemia, prurido e edema conjuntival e já foi previamente reportada como sintoma da Covid, mas não frequente em outras variantes. Tem sido descrito um maior número de casos dessa variante da Covid em crianças.  

Sintomas e apresentação clínica 

Os sintomas principais em adultos lembram um resfriado comum, incluindo coriza, dor de garganta e tosse. A variante Arcturus XBB.1.16 é uma recombinante de duas subvariantes de BA.2 e um estudo da Universidade de Tokio sugeriu que se espalha de 1.17 a 1.27 vezes de forma mais eficiente do que as anteriores. A variante XBB.1.16 foi classificada como uma variante de interesse pela Organização Mundial da Saúde (OMS). ]

Leia também: Severidade dos distúrbios de sono pós-covid-19

Alerta aos profissionais de saúde 

Ao oftalmologista e ao pediatra a informação serve para que fiquemos mais atentos às crianças com sintomas respiratórios e inflamações oculares. Lembrando sempre que outros vírus causadores de doenças respiratórias também infectam comumente a conjuntiva, gerando casos similares. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades