As consequências do desabastecimento global de penicilina

O combate à sífilis ganha um novo obstáculo: o desabastecimento de penicilina. No Brasil e no mundo, hospitais estão sofrendo com a falta do medicamento.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O combate à sífilis acaba de ganhar um novo obstáculo: o desabastecimento de penicilina. No Brasil e no mundo, os hospitais estão sofrendo com a falta do medicamento, que é essencial não só para o tratamento da DST, como também da febre reumática e a faringite bacteriana em crianças.

500x120

Em janeiro de 2016, um levantamento feito pelo Ministério da Saúde indicou que 60,7% dos estados relataram falta de penicilina. Os baixos estoques do medicamento afetam, principalmente, a rede pública de saúde do Brasil.

O mesmo acontece lá fora, em grandes nações como Estados Unidos e Canadá. Uma das causas apontada por pesquisadores para esse desabastecimento global é que a penicilina, por ser um produto barato e com indicações restritas, não gera lucros significativos para os fabricantes.

É possível substituir a penicilina?

De acordo com a última atualização do CDC nas diretrizes para o tratamento de sífilis durante a gestação, penicilina G é o único antimicrobiano eficaz na prevenção da transmissão da doença de mãe para filho e para o tratamento do feto.

Como medida de emergência, Ministério da Saúde liberou uma nota orientando os profissionais da rede pública a priorizar o uso da penicilina para pacientes gestantes com sífilis e crianças com sífilis congênita; e doxiciclina (apenas para não gestantes) e ceftriaxona (gestantes ou não) como alternativas para o tratamento de sífilis primária, secundária, latente recente e tardia.

bPróximos passos

A preocupação é tanta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) está monitorando a disponibilidade do medicamento em todo o mundo, tentando assim, equilibrar as necessidades de cada país com o fornecimento de penicilina.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão