As novidades para tratamento dos principais tumores geniturinários da ASCO

A ASCO realizou o seu simpósio anual focado em tumores geniturinários. Neste ano, houve mudanças importantes na conduta e tratamento dos tumores da próstata, rim e urotélio.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Entre os dias 8 e 10 de fevereiro deste ano, a Sociedade Americana de Oncologia Cínica (ASCO) realizou o seu simpósio anual focado em tumores geniturinários. Neste ano, houve mudanças importantes na conduta e tratamento dos tumores da próstata, rim e urotélio.

Dois estudos analisaram um cenário ainda pouco explorado, mas bastante comum nos casos de câncer da próstata: a doença M0 resistente à castração, ou seja, com elevação do PSA pós-tratamento local, mas sem metástases evidenciadas aos exames de imagem convencionais, e já resistentes à terapia de privação androgênica. Os estudos PROSPER (1) e SPARTAN (2) analisaram, respectivamente, o benefício da Enzalutamida e da Apalutamida, dois bloqueadores androgênicos de nova geração versus o placebo neste cenário, mostrando um benefício muito semelhante, com um aumento na sobrevida livre de metástases em dois anos de 71% para o estudo PROSPER e 72% para o estudo SPARTAN. Os dados para sobrevida global ainda não estão maduros o suficiente, mas também mostram tendência de benefícios para ambos os tratamentos.

Screening do câncer de próstata: a luta continua

O estudo IMmotion 151 (3), apresentado pelo lendário Robert Motzer, mostrou que o tratamento em primeira linha do carcinoma de células renais metastático combinando os anticorpos anti-VGFR Bevacizumabe e anti-PDL1 Atezolizumabe aumenta a sobrevida livre de progressão versus o tratamento padrão com sunitinibe em todos os subgrupos, com especial destaque para os pacientes com tumores positivos para o PD-L1, no qual o benefício foi a diminuição no risco de progressão em 36%.

Por último, mas certamente muito importante, temos o primeiro estudo prospectivo, fase III, randomizado, que avaliou o benefício do tratamento peroperatório para os pacientes com carcinoma urotelial de trato alto. Trata-se do estudo POUT (4), que evidenciou o benefício de quatro ciclos de quimioterapia adjuvante com cisplatina ou carboplatina combinadas a gencitabina, com uma diminuição na sobrevida livre de progressão de 51%, tornando-se assim o novo padrão de tratamento para estes casos.

Enfim, 2018 começa com muitas novidades para o tratamento dos tumores geniturinários. Esperamos que muitas outras venham, trazendo maiores benefícios para os nossos pacientes.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

Referências:

  1. J Clin Oncol 36, 2018 (suppl 6S; abstr 3)
  2. J Clin Oncol 36, 2018 (suppl 6S; abstr 161)
  3. J Clin Oncol 36, 2018 (suppl 6S; abstr 578)
  4. J Clin Oncol 36, 2018 (suppl 6S; abstr 407)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades