Aspergilose pulmonar associada à Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entre as complicações associadas a quadros de Covid-19 grave, têm-se observado um aumento na ocorrência de infecções fúngicas, como candidemias, murcomicoses e aspergiloses. A maior incidência de infecções por Aspergillus spp. em pacientes com Covid-19 levou à definição da aspergilose pulmonar associada a Covid-19, ou CAPA, com critérios definidos pelo consenso da ECMM/ISHAM.

Enquanto mais e mais casos vão sendo notificados, mais podemos entender sobre a doença e desenvolver estratégias de prevenção e reconhecimento e tratamento precoces. Um estudo internacional mostra características de casos de CAPA, permitindo aumentar nosso conhecimento sobre a condição.

Ouça também: Mucormicose e a Covid-19: entenda o caso [podcast]

Aspergilose pulmonar associada a Covid-19

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Materiais e métodos

O estudo foi realizado a partir de dados obtidos de 20 centros em 9 países. Os centros participantes foram convidados a fornecer informações sobre os métodos diagnósticos, tratamento e desfecho de pacientes com Covid-19 confirmado por RT-PCR e internados em CTI por insuficiência respiratória, com ou sem CAPA. Os objetivos do estudo foram avaliar as abordagens diagnósticas, a prevalência e o tratamento de CAPA.

Resultados

Foram analisados 592 casos, dos quais 11 (1,9%) foram classificados como CAPA comprovada, 80 (13,5%) foram classificados como CAPA provável, e 18 (3%), como CAPA possível, totalizando 109 casos.

Entre os pacientes com CAPA que tiveram dosagem de galactomanana em amostras de lavado broncoalveolar (LBA), a mediana de valor foi de 2,74. Galactomanana sérica foi positiva, com valor > 0,5, somente em 19% dos pacientes com CAPA. O crescimento de Aspergillus spp. em cultura desse material foi detectado somente em pacientes com diagnóstico de aspergilose. Já entre os pacientes críticos sem CAPA, 2,4% apresentaram valores de galactomanana maiores do que 1,0 no LBA e 0,5% apresentaram valores séricos maiores do que 0,5.

Saiba mais: Infecções fúngicas na Covid-19: como identificar e quando notificar?

Dos 109 casos, 91% receberam tratamento antifúngico sistêmico, dos quais 52% receberam alta vivos do CTI. Terapia com azólicos foi a mais frequentes, sendo voriconazol o antifúngico mais utilizado (53%), seguido de isavuconazol (36%). Outros tratamentos utilizados foram formulações lipídicas e de deoxicolato de anfotericina B e equinocandinas. Terapia combinada foi administrada em 18% dos pacientes.

A prevalência de CAPA nessa coorte foi de 15,4%, compatível com a encontrada em outras séries. A mortalidade dentro do CTI foi de 36% em 30 dias, 46% em 60 dias e 49% em 90 dias. Para os casos de CAPA, a análise estatística mostrou uma mortalidade de 1% em 1 dia, 16% em 15 dias e de 20% em 90 dias.

Mensagens práticas

  • Aspergilose pulmonar associada a Covid-19 é uma complicação relativamente frequente (15,4%) entre pacientes críticos com Covid-19 e insuficiência respiratória.
  • O diagnóstico é difícil, sendo dependente de amostras respiratórias como lavado broncoalveolar.
  • Monoterapia com voriconazol foi a principal forma de tratamento, conforme recomendações internacionais. Pela ANVISA, voriconazol é a primeira escolha de tratamento para casos de CAPA no Brasil.
  • No Brasil, casos de CAPA são de notificação obrigatória ao CIEVS nacional por meio de formulário próprio.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar