Leia mais:
Leia mais:
Pacientes com angioplastia e necessidade de cirurgia não cardíaca: nova diretriz brasileira
Uso de maconha tem impacto no risco de sangramento pós-angioplastia?
Dupla antiagregação plaquetária após angioplastia e risco de sangramento
Prasugrel melhor que ticagrelor no infarto com angioplastia
Clopidogrel é melhor que aspirina a longo prazo nos pacientes que realizaram angioplastia?

Atenção para os riscos da angioplastia nos nonagenários!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Com o aumento da vida humana, cada vez mais idosos passam por angioplastias coronarianas. Em novo estudo, publicado no Journal of the American College of Cardiology, pesquisadores analisaram as tendências temporais e as complicações da intervenção coronária percutânea em nonagenários.

Para a análise, os autores avaliaram os desfechos de todos os veteranos que realizaram angioplastia, cujos dados foram registrados no programa de Avaliação Clínica, Relatórios e Rastreamento de Veteranos americano, de 2005 a 2014. Tendências temporais da angioplastia, ocorrência de complicações em laboratório e mortalidade em 30 dias e 1 ano foram avaliadas em nonagenários versus pacientes mais jovens.

Entre um total de 67.148 veteranos analisados, 274 (0,4%) eram nonagenários. Essa proporção aumentou de 0,25% em 2008 para 0,58% em 2014. Os nonagenários foram mais propensos a realizar angioplastia para infarto agudo do miocárdio com ou sem supra do segmento ST, e estavam em maior risco de choque pós-procedimento (0,73 % versus 0,12%; p = 0,04), e mortalidade em 30 dias (10,6% vs. 1,4%; p <0,0001).

Veja também: ‘Critério de uso apropriado: quantas angioplastias coronárias são evitáveis ou mal indicadas?’

O risco ajustado de mortalidade aos 30 dias (odds ratio, 2,14, intervalo de confiança [IC] de 95%, 1,42-3,22) e 1 ano (16,3% vs. 4,2%; p <0,0001, odds ratio ajustado, 1,82; IC 95%, 1,27-2,62) foram maiores entre os nonagenários.

Pelos resultados, os pesquisadores alertam que os nonagenários constituem uma coorte crescente de pacientes submetidos à intervenções coronárias percutâneas e estão em maior risco de complicações e mortalidade.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

  • Temporal Trends, Complications, and Predictors of Outcomes Among Nonagenarians Undergoing Percutaneous Coronary Intervention: Insights From the Veterans Affairs Clinical Assessment, Reporting, and Tracking Program. JACC Cardiovasc Interv 2017;10:1295-1303.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.