Leia mais:
Leia mais:
Quiz: Qual isolamento instituir ao paciente?
Covid-19: Isolamento social pode provocar o surgimento de doenças psicodermatológicas

Atualização sobre o tempo de isolamento por Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Considerando a nova onda de contaminação pelo SARS-CoV-2, causada pela variante ômicron, cuja taxa de transmissão é muito alta entre vacinados e não vacinados e o impacto que o afastamento de pessoas contaminadas causa na economia, na vida de cada cidadão e no sistema de saúde, afastando diversos profissionais de saúde do trabalho, o Ministério da Saúde reviu o prazo de isolamento e as condições para cada caso.

Leia também: Análise sobre doenças respiratórias em crianças após o relaxamento do isolamento social

Atualização sobre o tempo de isolamento por Covid-19

Conforme cada caso, o isolamento protocolar pode variar de 5 a 10 dias (ou até mais se os sintomas persistirem).

  • 5 dias de isolamento: após o quinto dia do início dos sintomas, sem apresentar sintomas respiratórios, febre ou uso de antitérmico há pelo menos 24 horas, deve realizar um RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno. Teste negativo, pode suspender o isolamento, em caso de teste positivo deve seguir até o 10º dia de isolamento
  • 7 dias de isolamento: após o 7º dia do início dos sintomas, caso esteja sem sintomas respiratórios, febre ou em uso de antitérmicos há pelo menos 24 horas, pode encerrar o isolamento protocolar sem necessidade de teste, mas manter recomendações adicionais* até o 10º dia do início dos sintomas.
  • 10 dias: pacientes que apresentem teste positivo ao 5º ou ao 7º dia de sintomas. Caso esteja sem sintomas respiratórios, febre ou uso de antitérmicos há mais de 24 horas ao 10º dia, pode sair do isolamento sem necessidade de teste. Caso mantenha sintomas, necessário realização de teste.

Medidas adicionais

Usar máscara bem ajustada ao rosto em casa ou em público. Evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou com fatores de risco para agravamento da Covid-19, como também locais com aglomerações de pessoas. Não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, como restaurantes e bares, e evitar comer próximas a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho. Não viajar durante o seu período de isolamento de 5 dias após o início dos sintomas. Após esse período, orienta-se fazer teste para detecção do vírus SARS-CoV-2, preferencialmente teste rápido de antígeno, e só viajar se o resultado for negativo e que esteja sem sintomas antes da viajem. Caso não for possível realizar o teste, orienta-se adiar a viagem por pelo menos 10 dias a contar do início dos sintomas.

Saiba mais: CDC atualiza recomendações sobre isolamento e quarentena na Covid-19. O que dizem os estudos?

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.